#BrasileirãoFreak – 11/05

brasfreak

A partir de hoje, até o fim da Série A do Brasileirão, toda segunda-feira, é para ter #BrasileirãoFreak, uma breve análise das Séries A e B por meio dos números. É uma tag que foi usada no twitter para mostrar este tipo de dado. Este post é uma apresentação, até porque pouca coisa é conclusiva após uma primeira rodada de ambas as séries. E é também uma maneira de termos mais interação por aqui.

Muita coisa aqui de projeção de pontuação final vem do conceito de Média Inglesa. Bem explanado aqui pelo Ubiratan Leal no Balípodo. Sendo assim, a Média Inglesa de ambas as duas séries do Brasileirão em liga, A e B, é de 76 pontos. Se está pensando em ver seu time campeão, conte este valor. Libertadores para a Série A e acesso na Série B costumam estar na casa dos 63 pontos. A partir do 2.º turno, a tendência é este número ir mudando, principalmente quando começarmos a publicar o diagrama de faixa de pontos que as equipe podem alcançar. O rebaixamento costuma se dar abaixo de 45, número “mágico” para se salvar, costumando oscilar um pouco geralmente para baixo. Vamos a alguns números das duas séries só para tirar um pouco as teias.

 

Série A

– Apenas um 0 a 0 na primeira rodada, no caso Vasco x Goiás

– Só metade dos mandantes fizeram cumprir o mando com vitórias: Chapecoense, Fluminense, Atlético Paranaense, São Paulo e Sport.

– Seis times, os cinco mandantes que venceram e mais o Corinthians, que teve vitória como visitante (foi o único, com quatro visitantes empatando), estão com 100% de aproveitamento após uma rodada (óbvio). Porém, só cinco times, no máximo, poderão terminar a próxima rodada assim, pois Corinthians e Chapecoense se enfrentam.

– Deduz-se, assim, que foram quatro os empates na rodada.

 

Série B

– Nenhum 0 a 0 na rodada inaugural.

– Apenas um empate na 1.ª Rodada, o 1 a 1 entre América-MG e Bahia no Independência.

– Nos nove jogos seguintes, o placar de vitórias entre locais e visitantes foi equilibrado, com cinco vitórias locais (Atlético-GO, Paraná, Náutico, Macaé e CRB) e quatro vitórias visitantes (Oeste, Criciúma, Sampaio Corrêa e Botafogo).

– Estreante na Série B, o Macaé venceu. Por enquanto, por mais que tenha sido apenas uma rodada, pode-se afirmar que o clube do norte fluminense nunca perdeu uma partida de Série B do Brasileirão em sua história. Resta saber quanto tempo dura esta inusitada marca.

 

Freakadas alheias

Esta seção aqui é para quem postar a tag #BrasileirãoFreak no twitter. A cada semana, o blog reproduzirá algumas aqui com estes dados. Se ninguém postar na semana, a gente repete este texto. ¯_(ツ)_/¯

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: