#BrasileirãoFreak 16/05

2 min read

O Brasileirão 2017 começou. Com ele, a temporada do #BrasileirãoFreak. Sempre às terças-feiras, teremos nosso encontro com a coluna sobre números e curiosidades das Séries A e B. Como a primeira rodada não tem muito do que se falar, vamos apresentar ou reapresentar alguns conceitos.

Primeiro, começo repetindo um trecho da coluna de apresentação da temporada passada:

Muita coisa aqui de projeção de pontuação final vem do conceito de Média Inglesa. Bem explanado aqui pelo Ubiratan Leal no Balípodo. Sendo assim, a Média Inglesa de ambas as duas séries do Brasileirão em liga, A e B, é de 76 pontos. Esta pontuação é normalmente o suficiente para se conquistar o título nos pontos corridos e serve de indicador para ver se a competição foi equilibrada ou não.

Na última temporada, o Palmeiras curiosamente conquistou o título quando atingiu a marca de 76 com antecipação. No fim das contas, terminou com 80 pontos. Note que geralmente o campeão fica nesta marca. Na Série B, o Atlético Goianiense bateu em cheio nos 76 pontos. Ei, parece que o link ali está quebrado. Ajuda, Ubiratan!

Costumamos apontar aqui a salvação do rebaixamento com 45 pontos. Realmente, na última temporada, o Inter caiu com 43, mostrando que é uma marca que segue factível. Na B do anos passado, o score foi mais baixo, 41 pontos, denotando concentração de pontos no topo da tabela.

Salvo a Conmebol resolva mudar as regras de novo, agora temos um G6 para a Libertadores via Brasileirão. O Atlético Paranaense chegou ao posto com 57 pontos, quando o G4 teria o Atlético Mineiro com 62, um a menos que a projeção inicial de 63. Sendo assim, vamos colocar a projeção de G6 nos 58 pontos.

Para a Série B, os 63 pontos no acesso são boas credenciais. Ano passado, o Bahia subiu em quarto com a pontuação exata. Veja que é ciência envolvida aqui, antes de palpiteirismo crônico.

Freakadas Alheias

Somos teimosos. Poucos participam. No entanto, quando participam, é alto nível. Sendo assim, se você usa o twitter e quer destacar um número ou feito, use a tag #BrasileirãoFreak . Você corre o risco de aparecer aqui na coluna com sua informação.

Comments

Deixe uma resposta