Camisas dos finalistas da Suburbana ganham releitura

O mockup é a arte de criar projetos de camisas para times existentes. A atividade tem diversos adeptos e um deles, o mineiro Marcelo Morato, jornalista de formação, ganhou certa notoriedade recente ao homenagear os personagens Chaves e Chapolin em uniformes do América do México, time de coração de Roberto Gómes Bolaños, morto aos 85 anos no fim do mês passado. Você pode conferir as artes de Morato nesta matéria do nosso parceiro Última Divisão, no twitter dele ou na página do Facebook.

Já que Suburbana é o tema mais presente nesta semana, o Futebol Metrópole pediu para que Morato fizesse releituras das camisas dos times que estão na final do campeonato, União Nova Orleans e Operário Pilarzinho. O resultado a gente mostra agora:

União Nova Orleans

A camisa branca do Nova Orleans ganhou referências ao losango do escudo do time no ombro e referências aos lambrequins das construções polonesas, etnia cuja colônia originou o bairro do clube, e que estão desenhados no Viaduto do Orleans, construção que é a única passagem por dentro do bairro com destino ao São Braz e Santa Felicidade. Para quem não conhece Curitiba ou não conhece muito bem, este é o Viaduto do Orleans e ele passa sobre a Rodovia BR-277 – Rodovia do Café e liga a Rua Prof. João Falarz à Avenida Vereador Toaldo Túlio:

uno1

A camisa verde do Nova Orleans remete à bandeira de Curitiba, mas com os frisos negros (cor usada tradicionalmente como cor base pelo clube) ao invés dos vermelhos que a bandeira possui:

uno2

O uniforme de goleiro, a exemplo da camisa branca, também remete aos lambrequins das casas polonesas e do Viaduto do Orleans, mas é preta:

unog

Operário Pilarzinho

O Operário Pilarzinho utiliza três uniformes. O vermelho deste redesenho tem uma área branca nos ombros para ressaltar a faixa no peito, que remete às bandeiras tricolores que seus torcedores levam aos jogos:

operario1

O Pilarzinho é o bairro mais ao norte da região de Curitiba que mais concentra antenas de rádio e televisão. Em uma das ruas da quadra do Estádio Bortolo Gava, inclusive, temos sete emissoras, no mínimo, segundo um rápido mapeamento. Esta atividade econômica do bairro que tem o Operário como um dos times da Suburbana ganhou referência na segunda camisa, a branca, que tem uma antena desenhada  sob as faixas que fazem referência às bandeiras da torcida:

operario2

A camisa azul nasceu fruto de uma observação de Morato ao ver fotos de torcida do Operário Pilarzinho: muitos torcedores tatuados, alguns com escudo do clube, inclusive. Logo, o escudo ganhou traços de tatuagem:

operario3

O mesmo princípio foi usado na camisa de goleiro:

operariog

 

Operário Pilarzinho e Nova Orleans se enfrentam no próximo sábado (13), às 16h30, no Bortolo Gava, no Pilarzinho. O Operário joga por um empate para ser campeão pela primeira vez. O Nova Orleans precisa vencer por qualquer placar para levar a decisão para uma terceira partida em campo neutro.

 

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: