Chespirito ( *1929 – +2014) tinha forte ligação com o esporte

2 min read
Roberto Gómes Bolaños, em foto publicada pela filha em maio. Ator e diretor mexicano quase foi jogador de futebol e boxeador
Roberto Gómes Bolaños, em foto publicada pela filha em maio. Ator e diretor mexicano quase foi jogador de futebol e boxeador

Morto nesta sexta-feira (28) aos 85 anos, o ator e diretor mexicano Roberto Gómes Bolaños, o Chespirito, famoso como personagens do calibre de Chaves e Chapolin, tinha forte ligação com o esporte. Torcedor do América da Cidade do México, o maior ícone pop mexicano tentou, sem sucesso, ser jogador de futebol e boxeador. As artes cênicas falaram mais alto e o levaram ao estrelato. Além disso, vários episódios têm referência ao esporte, até no que fala do Dom Quixote que se diz “Atlético” e o Sancho Pança, interpretado pelo Chespirito, diz “por isso que apanha tanto, é Atlético de Madrid”.

Exibido a 30 anos no Brasil pelo SBT, os programas do Chaves e do Chapolin alegraram pelo menos três gerações de brasileiros. Além da produção para a televisão, Chespirito, embrenhou-se pelo cinema e produziu um estrondoso sucesso no México que infelizmente nunca foi lançado no Brasil e que tem relação com o futebol: El Chanfle. Foi também a última aparição da turma do programa com a formação completa, pois Ramón Valdez (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) já haviam deixado a atração televisiva e contracenaram neste filme pela única vez com Raúl Pardilla (Jaiminho), que chegara para compensar as baixas.

Uma curiosidade sobre este filme é que no episódio “Vamos ao cinema”, a versão dublada fala em “Deveríamos ter ido ver o filme do Pelé”. Na verdade, a versão original fala de ver o “filme de El Chanfle”. Temos aqui para vocês, como homenagem a Roberto Gómes Bolaños, uma versão completa legendada de “El Chanfle” postada no Youtube pelo Fórum Chaves. Vida eterna ao Chespirito!

Comments

Deixe uma resposta