Está chegando a hora da Suburbana

suburbana2015

Começa neste sábado (27) a Suburbana, o tradicional Campeonato de Futebol Amador da Capital. Neste primeiro dia, teremos jogos apenas da Série A. O regulamento da divisão dividiu as 12 equipes em dois grupos. No primeiro turno, as equipes jogam fora do grupo e no segundo dentro do grupo. Eis os grupos:

Grupo A

Novo Mundo

Iguaçu

Bangu

Trieste

Nova Orleans

Vila Fanny

Grupo B

Urano

Nacional

Operário Pilarzinho

Renovicente

Santa Quitéria

Vila Hauer

 

Classificam os quatro melhores de cada grupo para a fase seguinte, um octogonal em duas chaves com os campeões dos grupos começando com um ponto extra. Os dois últimos da classificação geral caem para a Segundona. Na segunda fase, classificam os dois melhores de cada chave para cruzamento olímpico nas semifinais e daí para a grande final. O atual campeão é o Nova Orleans, que bateu o Operário Pilarzinho em uma decisão em três jogos e que foi para os pênaltis.

A primeira rodada terá os jogos dos juvenis como preliminar, assim como todas. Já explicamos como funciona. Mas antes, apresentamos quais são os jogos de abertura, com os juvenis entrando em campo às 13h30 e os adultos às 15h30. Em negrito o nome dos estádios onde as partidas serão disputadas:

Donato Gulin – Vila Hauer x Novo Mundo
Egydio Ricardo Pietrobelli – Iguaçu x Nacional
Maurício Fruet – Santa Quitéria x Trieste
José Drulla Sobrinho – Nova Orleans x Urano
Octávio Silvio Nicco – Bangu x Renovicente
Bortolo Gava – Operário Pilarzinho x Vila Fanny

Juvenis

O regulamento dos juvenis, que é sub-17, com jogadores nascidos em 1998, 1999 e 2000 (com 15 anos já completados), é similar ao do Adulto, mas com algumas diferenças fundamentais:

a) As partidas têm tempos de 40 minutos ao invés de 45.

b) Os times juvenis sempre acompanham seus respectivos times adultos. Caso os classificados para a fase seguinte não coincidam, a Federação define um time adulto que não juvenis não classificaram para ser acompanhado pelo time juvenil que os adultos não se classificaram.

c) Como os times juvenis acompanham, não há rebaixamento com base no desempenho do time de base. Por exemplo, o Combate Barreirinha foi o campeão juvenil, mas não poderá defender seu título neste ano, pois o time adulto caiu para a Segundona.

Série B

A Série B da Suburbana tem 22 times e começa no próximo dia 4 de julho. Os times estão divididos em duas chaves com 11 times cada, que jogam a primeira fase um turno único dentro do próprio grupo, classificando os quatro primeiros de cada. Eis os grupos:

Grupo A

Uberlândia

Capão Raso

Grêmio Ipiranga

Imperial

União Ahu

Caxias

Tanguá

Umbará

Rio Negro

Bairro Alto

Olímpico

Grupo B

Combate Barreirinha

Palmeirinha

Vila Sandra

São Braz

Vasco da Gama

Santíssima Trindade

Ypiranga

Boqueirão

Sergipe

Diamante

Flamengo

 

A segunda fase, as semifinais e as finais são iguais à Série A, com os dois finalistas conquistando o acesso à elite de 2016. O Juvenil funciona igual também, com o time de base acompanhando a tabela do time adulto e com o mesmo esquema de substituição caso um dos dois não se classifique.

Curioso? Está no clima? Confirme presença no evento criado no Facebook para celebrar a primeira rodada, escolha um jogo para ir, se possível! E acompanhe nossa cobertura!

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: