Guia da 5.ª Rodada do Paranaense

pr2015

O Carnaval passou e o Paranaense, após 10 dias de folga, volta à ativa. Os dias de folga dos gramados não foram realmente de folga para as equipes. Bastante útil para equipes que buscam entrosamento, por exemplo, e para os treinadores conhecerem melhor seus reforços de última hora. Estamos quase no meio da primeira fase e sabe o que esta rodada traz de especial?

Dupla Atletiba faz campanha pela paz em conjunto (Imagem: Twitter de Atlético e Coritiba)
Dupla Atletiba faz campanha pela paz em conjunto (Imagem: Twitter de Atlético e Coritiba)

Isto mesmo.  O Atletiba o maior clássico do futebol paranaense, com mais de 90 anos de história, será realizado domingo no Couto Pereira. Falaremos mais sobre o jogo ali no espaço dele no nosso Guia da Rodada que está apenas começando.

Ecoestadio

Sábado, 21 de fevereiro – 17 horas – (1.º) J. Malucelli x Foz do Iguaçu (8.º) – Ecoestádio Janguito Malucelli, Curitiba

Televisionamento: nenhum

Arbitragem: Rogério Menon da Silva, Alessandro Rodrigues Mori e Adolfo Pereira Borges.

Da última vez: O último encontro entre as equipes foi em 2009, ano da última participação do Foz no Paranaense e ano da melhor campanha do Jotinha, que acabou como vice. O jogo foi em Foz e curiosamente deu Foz em partida válida pela 12.ª Rodada da 1.ª Fase no dia 11 de março de 2009. Foz do Iguaçu 2 x 1 J. Malucelli.

Desta vez: O Jotinha tem provavelmente seu melhor time desde aquela ocasião e terá a chance de seguir isolado na ponta. Do outro lado está um Foz do Iguaçu vindo de uma vitória significativa sobre o Coritiba e que embalou após ter seus reforços regularizados.

GermanoKruger

Domingo, 22 de fevereiro – 16 horas – (4.º) Operário x Prudentópolis (12.º) – Germano Krüger, Ponta Grossa

Televisionamento: nenhum

Arbitragem: Nilo Neves de Souza Jr., Flavio Augusto Alves e João Vagner Cavalari.

Da última vez: Pela 7.ª Rodada da 1.ª Fase de 2014, no dia 19 de fevereiro, Prudentópolis e Operário se enfrentaram em Prudentópolis. A partida não teve abertura de placar. Prudentópolis 0 x 0 Operário.

Desta vez: O Operário vem de vitória maiúscula sobre o Londrina na casa do adversário e agora, na quinta rodada, estreará em seu estádio, pois cumpriu punição na única partida que foi mandante. A pausa foi ótima para o técnico Itamar Schülle, que pôde conhecer melhor reforços que chegaram na semana da estreia. Do outro lado, o Prude é o lanterna e a pausa pode ter servido para resolver os problemas mostrados nas quatro derrotas até aqui.

OlimpicoRegional

Domingo, 22 de fevereiro – 16 horas – (7.º) FC Cascavel x Nacional (11.º) – Olímpico Regional Arnaldo Bussato, Cascavel

Televisionamento: nenhum

Arbitragem: José Mendonça da Silva Jr., Sidmar dos Santos Meurer e Rafael Dias de Melo.

Da última vez: Foi a decisão da última Segundona. Após vitória do NAC na ida em Rolândia por 1 a 0, o FC Cascavel precisava, naquele dia 28 de outubro de 2014,  igualar a diferença de gols para levar a taça. E assim o fez com Maurício e Willian marcando para o Time da Cobra e Lucas Vieira fazendo o gol do time nortista. FC Cascavel 2 x 1 Nacional.

Desta vez: Após sequência de três empates por 3 a 0, o FC Cascavel venceu e ficou fora da zona do Torneio da Morte, o que deu tranquilidade para trabalhar nos dez dias de folga. A folga no Nacional teve mudança de técnico e espera-se que, ao menos no ânimo, as coisas sejam diferente com Dirceu Mattos no comando.

GigantedoItiberê

Domingo, 22 de fevereiro – 16 horas – (6.º) Rio Branco x Londrina (2.º) – Fernando Chaburb Farah (Gigante do Itiberê/Caranguejão), Paranaguá

Televisionamento: nenhum

Arbitragem: Adriano Milczvski, Fabricio da Silva Martins, Eduardo Luis Teixeira Furiatti.

Da última vez: Jogando em Londrina, no dia 19 de janeiro de 2014, portanto na abertura do Paranaense daquele ano, Rio Branco e Londrina fizeram um jogo decidido em um só gol, o de Jonathan Fumaça. Londrina 0 x 1 Rio Branco.

Desta vez: O Londrina tomou uma ducha fria ao perder os 100% de aproveitamento na última rodada, o que deve significar um time com um pouco mais de pressão, apesar de se manter vice-líder. O Rio Branco vem de derrota também e busca a recuperação para se manter na zona de classificação

WillieDavids

Domingo, 22 de fevereiro – 16 horas – (10.º) Maringá x Paraná (9.º) – Willie Davids, Maringá

Televisionamento: Premiere, Globo-RPC, Band-Tarobá

Arbitragem: Fábio Marcos Zocante, Daniel Cotrim de Carvalho, Marcelo Pavan.

Da última vez: Pela 2.ª Rodada do Paranaense 2014, no dia 23 de janeiro, na Vila Capanema, o Maringá marcou logo aos 2 minutos de jogo com Gabriel Barcos. E o placar assim ficou pelos 88 minutos que restaram. Paraná 0 x 1 Maringá.

Desta vez: Os dois times estão em situações parecidas e desconfortáveis na tabela. O Maringá só venceu na última rodada e tem um dos artilheiros do campeonato, Rafael Santiago. O Paraná só venceu na estreia e enfrenta problemas com finanças. O último drama foi a paralisação dos funcionários em vários dias, o que impediu, sem comida, que os jogadores treinassem em mais de um período.

CoutoPereira

Domingo, 22 de fevereiro – 18h30 – (3.º) Coritiba x Atlético (5.º) – Major Antônio Couto Pereira, Curitiba

Televisionamento: Premiere

Arbitragem: Rafael Traci, Adair Carlos Mondini e Jefferson Cleiton Piva da Silva.

Da última vez: O último Atletiba foi pelo Brasileirão 2014, 26.ª Rodada, no dia 4 de outubro de 2014, no Couto Pereira. O Coritiba entrou em campo com os jogadores portando uma faixa reclamando salários atrasados. E quem saiu com a vitória foi o Coxa, com um gol de Hélder aos 40 minutos do segundo tempo. Coritiba 1 x 0 Atlético.

Desta vez: Pode ser o último Atletiba pelo Paranaense com o Atlético usando o sub-23 ou o último depois de anos com o Coxa com o time principal. Tudo na verdade depende das eleições na FPF. Os arquirrivais estão unidos em torno da candidatura de oposição de Ricardo Gomyde e, caso este vença, voltará a usar força total no Estadual. Fora de campo, o clima entre os clubes é de harmonia, com direito a uma inédita coletiva conjunta antes do clássico. Em campo, separados por dois pontos, é um duelo direto por posições superiores na tabela.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: