Times de rugby se unem para promover doação de sangue

5 min read
(Imagem: Página do Doe Sangue, Jogue Rugby no Facebook)
(Imagem: Página do Doe Sangue, Jogue Rugby no Facebook)

 

Uma iniciativa surgida em uma gincana em um clube de rugby do Mato Grosso de Sul se tornou uma campanha com 65 times em prol da doação de sangue. O Doe Sangue, Jogue Rugby surgiu no Guaicurus Três Lagoas Rugby Clube e pretende ser realizado todos os anos, na época próxima ao carnaval, quando os estoques dos bancos de sangue acabam tendo uma baixa.

“A ideia surgiu após uma gincana que as veteranas do meu time organizaram e escolheram algumas pessoas para participar. As provas foram pensadas para estimular o espírito de rugbier dentro de cada participante.  Ao final, muita coisa foi conversada e elas frisaram muitas vezes a importância de exercer os princípios do esporte não apenas dentro de campo e sim estendê-los a todos os pontos da nossa vida. O Rugby possui 5 princípios básicos que são: integridade, respeito, solidariedade, paixão e disicplina. Uma das provas que realizei tinha por objetivo conseguir no mínimo 10 pessoas para doar sangue e teria que realizar mais rápido possível, pois o prazo era de um dia. As pessoas mais próximas que conheço já haviam sido convidadas por outra pessoa ou não podiam doar no momento. Foi quando perguntei para uma veterana se a pessoa podia ser de outra cidade, ela me respondeu que não importava a cidade e sim salvar vidas, mas por ser uma prova eu teria apenas que pedir um comprovante da doação, nesse momento eu comecei mandar mensagem pra todo mundo que conheço de alguns campeonatos que participei e grupos de rugby”, contou a atleta Roberta Ferreira, do Guaicurus, que atualmente encontra-se afastada dos treinos por motivos pessoais, mas começou a organizar a campanha, após contatar atletas do Uberlândia e do Hydra de São José do Rio Preto.

O nome da campanha veio de um frase muito usada entre os atletas de rugby e que já havia sido usado em campanhas do Cuiabá Rugby Clube em 2013 e 2014. “Precisávamos de um nome e, de várias sugestões a maioria preferiu esse “Doe Sangue, Jogue Rugby”, que já foi utilizado em 2013 e 2014 pelo Cuiabá Rugby Clube (em parceria com o UFMT Rugby Clube) em Cuiabá-MT, sugerido pelo representante do Cuiabá no grupo. Nome que provavelmente já deve ter sido utilizado por mais algum clube pelo Brasil, pela expressão que há tempos já circula pela internet “Give Blood, Play Rugby”. Procuramos ajuda com a arte, que foi criada por Victor Hugo Fidelis do Guaicurus (Três Lagoas-MS), e a manutenção da página do face por uma das minhas veteranas Stephanie Guimarães que era do Guaicurus, mas atualmente está morando em outro local e agora faz parte do Cougars Rugby Clube de Vinhedo-SP. Dentre todos que se juntaram a nós que sem eles não seria possível esse movimento de solidariedade”, explicou Roberta Ferreira.

E como participar? Caso seja de alguma das cidades com times envolvidos, é só se dirigir ao hemocentro mais próximo na data marcada, fazer a doação, e postar na página do Doe Sangue, Jogue Rugby uma foto mostrando a doação (ou algo relacionado a ela, pois alguns hemocentros não permitem fotografias nas salas de doação). Caso não haja clube de sua cidade, é só doar e postar do mesmo jeito. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos verificar no hemocentro da sua cidade os requisitos). Pesar no mínimo 50kg. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Mais informações, no site da campanha Doe Sangue, Jogue Rugby  ou no evento aberto também no Facebook. “Lembrando que não precisa ser jogador de rugby para doar, basta querer ajudar ao próximo”, concluiu a organizadora do evento.

Confira o cronograma atual de doações de sangue, lembrando que alguns clubes não definiram a data e outros podem aderir à campanha:

Clique na imagem para ver a lista completa com locais, datas e horários de doações
Clique na imagem para ver a lista completa com locais, datas e horários de doações

Deixe uma resposta