Começa neste domingo (21) mais uma edição da Terceirona Paranaense. Serão 13 times em busca de duas vagas na Segundona de 2023, competição esta que será a única prevista para o Paraná Clube na temporada vindoura depois do rebaixamento no Estadual e do não acesso na Série D Nacional.
Duas novidades chamam a atenção na competição. O Grecal mudou de donos e de nome e agora se chama Hope Internacional. A outra novidade é uma nova encarnação, uma refundação do tradicional Grêmio Maringá, clube que já venceu a elite estadual.
Aliás, times que estiveram na elite são fáceis de encontrar nesta Terceirona. Além do supracitado Grêmio Maringá, o Paranavaí já esteve lá sendo campeão, o mesmo valendo para o Iraty. E não é só isso: Batel, Sport Campo Mourão, Portuguesa Londrinense, Arapongas, Cambé e Nacional de Rolândia um dia já desfilaram nos principais gramados do estado. Isto é, quase todo mundo, pois são 9 das 13 equipes participantes.
O regulamento
As 13 equipes foram divididas em duas chaves, uma com seis e outra com sete equipes, que jogarão a primeira fase em turno e returno. Elas são quase regionalizadas, com uma chave concentrando a região da Capital e Centro Sul com Campo Mourão aleatoriamente colada e outra com times ao redor de Londrina e Maringá além de Paranavaí. Classificam-se os dois primeiros de cada chave para as semifinais, em que o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro em ida e volta valendo o acesso. Os vencedores jogarão a final no mesmo sistema de disputa.
A diferença de jogos entre uma chave e outra (quatro datas de diferença com um grupo tendo dez jornadas e o outro quatorze) causará uma certa confusão na contagem das rodadas, pois haverá uma assimetria na agenda. Mais abaixo explicaremos como faremos para quantificar o andamento das rodadas, que poderão ter jogos de rodadas oficiais diferentes num mesmo dia e também algumas datas com jogos apenas de um grupo.
A cobertura
O Futebol Metrópole acompanhará a competição por meio do Placar da Rodada. Mas em vez de quantificar as partidas da fase de grupos por rodadas, será utilizado o termo “Data de Jogos”, pois haverá uma mistura de jogos de rodadas diferentes numa mesma data a partir do que seria a terceira rodada. Assim, as estatísticas de gols, partidas e médias de gol por rodada não existirão, sendo exibido apenas o total consolidado. Parece confuso, mas se você olhar a tabela no site da Federação Paranaense de Futebol (FPF), irá ficar ficar mais ainda, pois os dois grupos andarão em ritmos distintos e a última data de jogos, a 14.ª será ao mesmo tempo a 14.ª Rodada de uma chave e a 10.ª Rodada de outra, pois a rodada final deve ser totalmente simultânea.
Confira os Participantes:
Grupo A
Araucária (Araucária)
Batel (Guarapuava)
Hope Internacional (Campo Largo)
Iraty (Irati)
Patriotas (Curitiba)
Sport Campo Mourão (Campo Mourão)
Grupo B
Arapongas (Arapongas)
Cambé (Cambé)
Grêmio Maringá (Maringá)
Nacional de Rolândia (Rolândia)
Paranavaí (Paranavaí)
Portuguesa Londrinense (Londrina)
Rolândia EC (Rolândia)
Lista de campeões:
1991 – Ubiratã
1997 – Prudentópolis EC
1998 – Nacional de Rolândia
1999 – Telêmaco Borba
2000 – Renove
2001 – Águia de Mandaguari
2002 – Dois Vizinhos
2003 – Sport Paraná (Formosa do Oeste)
2008 – Serrano Centro-Sul (atual Prudentópolis)
2009 – Pato Branco
2010 – Alvorada (atual Maringá)
2011 – Junior Team
2012 – Francisco Beltrão
2013 – FC Cascavel
2014 – Andraus
2015 – Cascavel CR
2016 – União Fco Beltrão
2017 – Independente São Joseense
2018 – Nacional de Rolândia
2019 – Andraus
2020 – Iguaçu
2021 – Aruko
Confira os jogos de abertura:
1.ª Fase – 1.ª Data de Jogos
Domingo (21/08)
Grupo A
15h30 – Hope Internacional x Iraty @ Atílio Gionédis, Campo Largo
15h30 – Batel x Araucária @ Waldomiro Gelinski, Guarapuava
15h30 – Sport Campo Mourão x Patriotas @ Roberto Brzezinski, Campo Mourão
Grupo B
15h30 – Paranavaí x Cambé @ Waldemiro Wagner, Paranavaí
15h30 – Nacional de Rolândia x Rolândia EC @ Erich Georg, Rolândia
Segunda-feira (22/08)
Grupo B
15h30 – Arapongas x Portuguesa Londrinense @ Waldemiro Wagner, Paranavaí