Jogando em casa, o Vila Sandra carimbou o passaporte para o mata-mata da Série A da Suburbana. Na tarde deste sábado (27) no Ozório Claudino de Barros, o Alvinegro venceu o Uberlândia de virada por 2 a 1 e garantiu matematicamente a vaga nas Quartas de Final. Mauro marcou para o Uberlândia, enquanto que Maranhão e Raykar fizeram os gols dos mandantes.
O resultado deixou o Vila Sandra na quarta posição com 19 pontos. Na rodada final, pode até ficar em primeiro lugar geral, mas dependerá de uma combinação de resultados. Precisará vencer o Santa Quitéria e torcer para que nem Trieste e nem Capão Raso vençam seus jogos da última rodada.
A derrota manteve o Uberlândia ameaçado pelo rebaixamento. A equipe da Zona Sul estacionou em 10.º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento, com os mesmos 9 pontos do Nova Orleans, mas uma vitória a mais. Na rodada final, precisa vencer o já rebaixado Imperial para se livrar do rebaixamento sem depender de uma vitória do Tanguá sobre o Nova Orleans. No entanto, uma vaga entre os oito é possível, desde que a vitória na rodada final venha acompanhada de uma vitória do Nova Orleans sobre o Tanguá e que o Novo Mundo não vença o Fortaleza. Assim, o Uber segue olhando ao mesmo tempo o parabrisa e o retrovisor na classificação.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, depois segundamente aos meus companheiros pela classificação. Foi um jogo muito difícil, quero parabenizar a equipe adversário e queremos dar mais um passo à frente”, disse Raylar, autor do gol da vitória do Vila Sandra.
“Até que enfim saiu o gol, jogamos bem, mas não saímos com a vitória. O fator campo aqui conta muito pois a torcida deles apoia muito”, afirmou Mauro, centroavante do Uberlândia, que pôs fim a um jejum de gols.
Na última rodada da 1.ª Fase, próximo sábado (3), o Vila Sandra vai ao Maurício Fruet enfrentar o Santa Quitéria. Já o Uberlândia joga sua sorte em casa, no Manoel Gustavo Schier, diante do já rebaixado Imperial. Os juvenis entram em campo às 13h30 e os adultos às 15h30.
O jogo
A partida foi bastante movimentada, com os dois times buscando o resultado. O Vila Sandra bastava um empate para se classificar, mas a vitória era fundamental para seguir lutando pela vantagem de decidir em casa nas próximas fases. O Uberlândia entrou em campo tanto podendo pular para o G8 quanto cair para o Z4. É assim a vida em final de fase de campeonatos equilibrados.
Com 8 minutos de jogo, Mauro recebeu na área, girou e bateu para abrir o marcador. O Uberlândia conquistava a vantagem em pleno terreno adversário.
O Vila Sandra teve várias chances, mas contou com uma grande atuação do jovem goleiro Ari do Uberlândia, que jogou com uma inusitada camisa 21.
No intervalo, Altevir Sales, que tinha optado inicialmente por uma formação ofensiva apenas com a veloz dupla Maranhão e Thiaguinho, sacou o primeiro volante Herick para colocar o centroavante de ofício Luiz, com a intenção de ser mais contundente no ataque. Deu certo, mas por linhas tortas.
Aos 7 minutos da etapa final, a defesa do Uberlândia marcou todos os jogadores de estatura na área, inclusive Luiz, mas quem recebeu a bola na cabeça na cobrança de escanteio foi o baixinho Maranhão, que empatou a partida para o Vila Sandra.
O jogo empatado acabou tornando-se mais franco, a mercê de uma bola de qualquer lado para definir a vitória de qualquer uma das equipes. Juninho e DVD eram a principal dupla de criação do Uberlândia e deram trabalho à defensiva do Vila Sandra, enquanto que Thiaguinho, Maranhão e Raykar azucrinaram a defesa do Uber.
Mas foi realmente uma bola que definiu o jogo a favor do Vila Sandra. Aos 41 minutos, em uma rebatida, Raykar bateu de primeira e acertou o ângulo. Um belo gol para a alegria do bom público presente no estádio.
Ainda deu tempo de Luiz, a atração do segundo tempo e que havia parado algumas vezes em Ari, ser expulso em uma confusão com o goleiro adversário e com o árbitro Marco Antônio dos Santos Travessolo. O relógio já marcava 48 minutos a essa altura.
Nos juvenis, Vila Sandra também carimba a vaga
Nos juvenis, o Vila Sandra também carimbou sua vaga no mata-mata. Por regulamento, irá acompanhar o time adulto nas quartas de final. A vitória de 2 a 0 sobre o Uberlândia manteve o Alvinegro em quinto, agora com 17 pontos. O Uberlândia, com 7, é o 11.º e agora precisa de uma combinação de resultados para se classificar. Sim, dez rodadas depois, há chances matemáticas de uma equipe que chegou na rodada final na penúltima classificação ficar entre os oito primeiros.
O primeiro gol foi de Moacir aos 13 minutos da etapa final. No segundo tempo, logo aos 2 minutos, Kauan marcou em um aparentemente despretensioso chute cruzado que pode ter sido um cruzamento fechado. A intenção neste caso não importa, pois o gol saiu do mesmo jeito e garantiu uma folga no placar e os três pontos em uma partida que chegou a ser tensa e a mercê de uma reviravolta.
Ficha Técnica da Partida:
Vila Sandra 2 x 1 Uberlândia
Estádio Ozório Claudino de Barros, Vila Sandra, Cidade Industrial de Curitiba, Curitiba
Vila Sandra: Wesley; Alex (Adriano), Márcio, Vinícius e João Lino (Robinho); Herick (Luiz), Jhow, Raykar e Giovani (John César); Maranhão e Thiaguinho. Técnico: Altevir Sales
Uberlândia: Ari; Rodolfo (Igor), Délcio (Bruno), Rone (Robinho); Cliventon Georges, Du, DVD e Juninho; Paulinho (Henrique) e Mauro. Técnico: Joãozinho Ribeiro
Arbitragem: Marco Antonio dos Santos Travessolo, Sergio Henrique Monteiro Gomes, Diogo Ferreira de Abreu.
Gols: Mauro (UBE, aos 8’/1.º), Maranhão (UVS, aos 7’/2.º), Raykar (UVS, aos 41’/2.º).
Cartões: Amarelos: Alex, Márcio, Maranhão, Luiz (UVS); Rodolfo, Juninho (UBE). Vermelhos: Luiz (UVS, aos 48’/2.º).