O Novo Mundo aumentou a vantagem do jogo de ida e goleou o União Ahu por 5 a 0 na partida de volta das semifinais da Copa de Futebol Amador da Capital. O resultado da tarde de sábado (21) na Arena Vermelha garantiu a vantagem da equipe alvirrubra de jogar a última partida em seus domínios na decisão da competição que será um clássico contra o Uberlândia, que eliminou o Vila Fanny. Ambos os times chegam à decisão com 100% de aproveitamento. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) irá homologar as datas e horários das partidas no começo da semana.
Logo após o fim do jogo, a decisão já virou assunto no Novo Mundo. “A vantagem é só de decidir a última partida em casa ao lado da nossa torcida. Sei que o Uberlândia também tem 100% de aproveitamento. O time deles é bom para caramba. Vai ser uma grande decisão para o público acompanhar. É clássico e é diferente. Ninguém tem favoritismo. Vamos com tudo para cima do Uberlândia”, afirmou o meia Jhony, autor de dois gols para o Novo Mundo. Djonathan, Bruninho e Evandro também marcaram.
Para o União Ahu, surpresa positiva da competição e única equipe da Série B a ir às semifinais, o foco agora é a busca do acesso, com a boa campanha na Copa de Futebol Amador servindo como credencial a ser um dos favoritos ao acesso. “A intenção é essa. A disputa da Copa Amadora era para preparar o time no nível para subir para a Série A . Formamos um grupo jovem e bom e precisamos de alguns poucos ajustes, mas é essa intenção. Apresentamos uma equipe guerreira, com uma boa defesa, mas faltou algum equilíbrio. Fizemos todos os jogos equilibrados contra nossos adversários, exceto contra o Novo Mundo, que realmente tem um grande conjunto e é candidato ao título da Série A. Souberam usar nossos erros. Parabéns a eles e desejamos boa sorte para eles na final”, disse após o jogo o técnico do União Ahu, Tachinha.
O jogo
Precisando de quatro gols para levar para os pênaltis, o União Ahu tentou propor jogo, mas acabou encaixotado pela defesa alta e marcação com pressão do time do Novo Mundo. Com isso, a equipe visitante acabou cometendo muitos erros de saída de bola e tendo por várias vezes os atacantes do Novo Mundo de cara para o gol. Para completar, havia um buraco do lado esquerdo da defesa aurirubronegra.
Se não fosse pelo goleiro André, uma goleada poderia ter sido construído já no primeiro tempo, pois o camisa 1 do União Ahu fez pelo menos cinco defesas difíceis na etapa inicial. Porém, não teve muito o que fazer aos 23 minutos, quando Marquinhos Lima partiu livre e teve o trabalho de rolar para Djonathan abrir o placar.
Com sangue novo no segundo tempo, o Novo Mundo prevaleceu mais na etapa final. Aos 13 minutos, Bruninho finalizou dentro da área e aumentou o marcador. Aos 30 minutos, após pênalti marcado, Jhony ampliou o marcador com chute firme no canto. Pouco mais tarde, aos 34 minutos, foi a vez de Everton aumentar a vantagem do Novo Mundo. E finalmente, aos 42, sob muitas reclamações do União Ahu, que Jhony fechou o placar em mais uma cobrança de pênaltis.
Quatro
É o número de reforços que o União Ahu espera conseguir para a disputa da Segundona da Suburbana. A base montada para a temporada foi aprovada pela comissão técnica e pela diretoria do clube.
Fanny se reforça
Eliminado da outra semifinal, o Vila Fanny deverá ter alguns reforços para tentar diminuir a irregularidade vista nas últimas partidas. O meio-campista Magu, destaque da temporada passada, retornará de empréstimo após a Taça Paraná. O atacante Alex Pinhais, destaque do Combate Barreirinha campeão da Série B do ano passado, é esperado no Ismael Gabardo. O mesmo vale para o artilheiro daquela competição, Diego Oliveira, ex-Capão Raso. Roney, também ex-Capão Raso, é outro nome cotado na equipe.
Vila Hauer aposta em juventude para retorno
Edmilson Luxemburgo, um dos nomes fortes do Vila Hauer, esteve na Arena Vermelha e revelou que o clube aposta em uma equipe mais jovem para buscar o retorno à Série A após o rebaixamento na última temporada.
Ficha Técnica:
Novo Mundo 5 x 0 União Ahu
Arena Vermelha, Novo Mundo, Curitiba
Novo Mundo: Jociel Henrique; Evandro (Bruninho), Ricardo Ehle, Muriel e César Romero (Everton); Hélton, Danilo (Matheus), Marquinhos Lima (Gui) e Jhony; Fernandinho (Dudu) e Djonathan (Waguinho). Técnico: Ivo Petry.
União Ahu: André; Renan, Ramón, Beto e Felipe (Son); Vivi, Aquiles (Luan), Luciano e Diogo; Renan Halick Ganso (Lucas) e Stanley. Técnico: Tachinha.
Arbitragem: Eduardo da Silva Silveira, Fabrício da Silva Martins, Wesley Waldir Marmitt.
Gols: Djonathan (NMU, aos 23’/1.º), Bruninho (NMU, aos 13’/2.º), Jhony (NMU, aos 30’/2.º, e aos 42’/2.º), Everton (NMU, aos 34’/2.º)
Cartões Amarelos: Evandro, Ricardo Ehle, Djonathan, Gui (NMU); Renan, Ramón, Beto, Vivi, Luciano (AHU).
Confira imagens da partida: