Morto nesta sexta-feira (28) aos 85 anos, o ator e diretor mexicano Roberto Gómes Bolaños, o Chespirito, famoso como personagens do calibre de Chaves e Chapolin, tinha forte ligação com o esporte. Torcedor do América da Cidade do México, o maior ícone pop mexicano tentou, sem sucesso, ser jogador de futebol e boxeador. As artes cênicas falaram mais alto e o levaram ao estrelato. Além disso, vários episódios têm referência ao esporte, até no que fala do Dom Quixote que se diz “Atlético” e o Sancho Pança, interpretado pelo Chespirito, diz “por isso que apanha tanto, é Atlético de Madrid”.
Exibido a 30 anos no Brasil pelo SBT, os programas do Chaves e do Chapolin alegraram pelo menos três gerações de brasileiros. Além da produção para a televisão, Chespirito, embrenhou-se pelo cinema e produziu um estrondoso sucesso no México que infelizmente nunca foi lançado no Brasil e que tem relação com o futebol: El Chanfle. Foi também a última aparição da turma do programa com a formação completa, pois Ramón Valdez (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) já haviam deixado a atração televisiva e contracenaram neste filme pela única vez com Raúl Pardilla (Jaiminho), que chegara para compensar as baixas.
Uma curiosidade sobre este filme é que no episódio “Vamos ao cinema”, a versão dublada fala em “Deveríamos ter ido ver o filme do Pelé”. Na verdade, a versão original fala de ver o “filme de El Chanfle”. Temos aqui para vocês, como homenagem a Roberto Gómes Bolaños, uma versão completa legendada de “El Chanfle” postada no Youtube pelo Fórum Chaves. Vida eterna ao Chespirito!
http://www.youtube.com/watch?v=ZfWWZ51YRYE
Guardaria nessa prenha aí? Bom sentimentos, claro
Houve uma novela da rede de televisão detentora dos jogos de maior importância do país que um dos personagens disse que torcia pelo Atlético-PR.