Espero primeiro que isto vire costume ao fim de competições ou fases de pontos corridos: uma análise breve dos números e comparações com anos anteriores das competições, quando os regulamentos são os mesmos. É importante compreender tem um termo chamado média inglesa, que serve de referência para ver o quanto é equilibrada uma competição de pontos corridos e que será usado em várias oportunidades por aqui. O Ubiratan Leal explica direitinho num post de 2003 no Balípodo. Numa competição com 20 times, a média inglesa é 76 e sempre usarei este número como referência para a Série A e a Série B. Vamos aos números da Série B que teve sua última rodada neste sábado (29) com o título do Joinville e a definição dos últimos promovidos e rebaixados.
Equilíbrio
Com 70 pontos, abaixo da média inglesa, o Joinville foi campeão. O que significa? Significa que o campeonato é equilibrado e que os 76 pontos seria uma meta segura para ser campeão com sobras neste ano.
Seria insuficiente alguma vez na Série B?
A Série B é disputada desde 2006 em pontos corridos. Em quatro oportunidades, Corinthians (85 pontos em 2008), Portuguesa (81 pontos em 2011), Palmeiras (79 pontos em 2013) e Goiás (78 pontos em 2012), a marca foi superada. O Vasco (2009) fez exatamente 76 pontos. Logo, em mais da metade das vezes anteriores não seria suficiente.
Não superou o Coritiba
Com 70 pontos, o Joinville foi o segundo campeão da Série B em pontos corridos com menos pontos marcados. O recordista é o Coritiba de 2007, que levantou a taça com 69.
Não daria em 2012
Os 70 pontos do Joinville seriam insuficientes para o acesso em 2012. O Vitória foi o quarto colocado naquela oportunidade com 71 pontos e uma vitória a mais que o São Caetano, que ficou de fora.
Empatador da Gama
O Vasco decepcionou ao ficar apenas em terceiro lugar, longe da briga pelo título, o que seria esperado para o único time do G12 disputante da competição. Boa parte da culpa está no elevado número de empates, 15, liderando esta estatística no campeonato. O Gigante da Colina foi também, junto com a vice-campeã Ponte Preta, o time que menos perdeu, com apenas sete derrotas. O campeão Joinville perdeu dez vezes.
Crucificados pelo Sistema Bruto
Se não fosse a punição por escalação irregular que tirou seis pontos, o América-MG teria subido com sobras. Com a punição, ficou com 61 pontos, um a menos que o quarto colocado Avaí. Sem a punição, o Coelho Mineiro teria 67 pontos e terminaria em terceiro lugar, empurrando o Vasco para quarto e o Avaí para fora do G4.
Os 62 pontos do Avaí…
… não seriam suficientes nos seguintes anos que tiveram as seguintes linhas de corte: 2008 (63), 2009 (65), 2010 (63) e 2012 (71).
Lusa no pódio negativo da história
Os 25 pontos da lanterna Portuguesa foram o terceiro pior desempenho de um time na história da Série B de pontos corridos. Só supera os 24 pontos do CRB de 2008 e os 17 do Duque de Caxias de 2011.
Número mágico
Muitos treinadores consideram 45 pontos quase sempre suficientes para salvar um time do rebaixamento. Neste caso, seriam suficientes, pois o time com mais pontos a ser rebaixado nesta edição foi o América-RN, com 43 pontos e uma vitória a mais que o Icasa, que veio logo abaixo.
Terceira mais baixa
Os 43 pontos do primeiro rebaixado foram a terceira menor marca da história da Série B em pontos corridos. Apenas superior aos 42 pontos de 2012 e os 41 pontos de 2013. Sinal que os últimos anos estiveram entre os mais polarizados na ponta de baixo da tabela.
Comments