Quem esperava uma tarde de muito futebol neste domingo (10) no Ângelo Cavalli em Campo Largo certamente saiu frustrado. O jogo entre o Fanático local e o Novo Mundo acabou interrompido aos 29 minutos da etapa inicial após o árbitro Murilo Ugolini Klein ter relatado uma ameaça que teria sido feita pelo meia Juvenal do Novo Mundo após a marcação de um pênalti contra a equipe visitante. O placar estava em 1 a 0 para o Novo Mundo.
A Federação Paranaense de Futebol deverá decidir uma nova data para que seja jogado o tempo restante do encontro a partir da cobrança de pênalti e da expulsão do atleta do Novo Mundo. A FPF, na terça-feira (12), definiu que o restante do jogo será jogado no dia 17, data inicialmente prevista para o jogo de volta. O jogo de volta passou a ser no dia 20 de novembro, feriado.
O jogo e a confusão
A partida começou intensa, com muitas trocas de posse de bola. O placar foi aberto aos 16 minutos. Falta lateral para o Novo Mundo. Marcos Ulisses levantou a bola na área e Iago subiu para marcar de cabeça.
Atrás no marcador, o Fanático partiu para cima começando a criar mais chances. Aos 28 minutos, Iago acertou o atacante Pablo dentro da área. O árbitro Murilo Ugolini Klein marcou pênalti. A marcação gerou uma roda de reclamações de jogadores do Novo Mundo. O árbitro levantou cartão amarelo para o atacante Marlon e o meio-campista Juvenal. Eis que neste momento o meia, que também é capitão da equipe curitibano, teria feito uma ameaça ao árbitro, que chamou a equipe de arbitragem e se recolheu aos vestiários.
O árbitro exigiu chegada do policiamento, que mesmo com ofício emitido pelo clube mandante informando da realização da partida e da necessidade de segurança, não tinha se apresentado no estádio antes da partida.
Os dois treinadores, Alei Jr. do Fanático e Ivo Petry do Novo Mundo, deram garantias de que a partida poderia seguir sem problemas e de que o árbitro teria soberania para lidar com a parte disciplinar do jogo.
Cerca de meia hora depois do início da confusão, uma viatura da Polícia Militar chegou ao Ângelo Cavalli, que fica na região central da cidade. Após conversa com os policiais, o árbitro decidiu oficialmente interromper a partida, que deverá recomeçar no minuto 29 com a cobrança do pênalti a favor do Fanático e a expulsão de Juvenal e Marlon do Novo Mundo, do técnico Alei Jr. do Fanático e do preparador físico Cleverson Fratoni do Novo Mundo.
O motivo seria a impossibilidade do policiamento, formado por dois agentes, de se manter em campo pelo restante do jogo, comprometendo-se a apenas fazer escolta da equipe de arbitragem para fora do local de jogo. Há apenas uma companhia de Polícia Militar e duas viaturas para atender toda a população de Campo Largo (136 mil habitantes) e Balsa Nova (13 mil habitantes), sendo que na tarde da partida havia ainda a operação de policiamento da segunda tarde de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O regulamento da competição não permite o uso de segurança particular.
A FPF, na terça-feira (12), definiu que o restante do jogo será jogado no dia 17, data inicialmente prevista para o jogo de volta. O jogo de volta passou a ser no dia 20 de novembro, feriado.
Ficha Técnica da Partida:
Fanático 0 x 1 Novo Mundo – interrompido aos 29 minutos do primeiro tempo
Estádio Ângelo Cavalli, Centro, Campo Largo
Fanático: Lucas Macanhan; João Amílton, Leandro, Thiago Gbur e Adriano Chuva; Maycon Canário, Jhon e Gabriel; Celo, Pablo e Bruninho. Técnico: Alei Jr.
Novo Mundo: André; Marcos Ulisses, Micha, Iago e Jackson; Serginho, Juvenal, Tiquinho e Emanuel; Douglinhas e Marlon. Técnico: Ivo Petry
Arbitragem: Murilo Ugolini Klein, Marcio Palega Mota, João Cléber Cecatto Wagner
Gols: Iago (NMU, aos 16’/1.º)
Cartões: Amarelos: Marlon, Juvenal, Micha e Iago (NMU). Vermelhos: Juvenal (NMU, aos 29’/1.º, segundo relatos, pois a súmula não se encontrava publicada no momento da publicação)
Comments