Está no ar, pelo terceiro ano seguido neste formato, o Guia da Suburbana 2024. A Série A tem seu início neste sábado (4) com jogos nas categorias juvenil e adulta. Já a Série B começa no dia 11, enquanto que a Série C tem seu pontapé inicial dia 25. Este guia traz as três divisões, num total de 32 clubes. Este ano teremos duas novidades principais.
A primeira, é o início mais cedo da temporada, com as três divisões tendo início agora em maio, em datas escalonadas e se encerrando ainda em agosto (ou em setembro, caso tenhamos rodadas adiadas por condições climáticas). Assim, a Taça Paraná, que há várias temporadas era disputada no primeiro semestre, será disputada no final do ano.
A segunda é justamente o retorno da Série C, o que explicaremos no decorrer deste guia, que apresentará mais novidades e até aqueles jogadores que podem brilhar em meio às figurinhas carimbadas já consolidadas.
Sintético ganhando espaço
Algo que vem ganhando espaço nos últimos anos no futebol amador, assim como no profissional, são os gramados sintéticos. Pioneiro, o Trieste tem seu tapete completando dez anos da instalação agora em 2024 no Francisco Muraro. A evolução da qualidade dos pisos artificiais e sua gradual diminuição de custos relativos tem feito que mais clubes adotem a mudança.
Na temporada passada, quem trocou o piso foi o Operário Pilarzinho, tornando o Bórtolo Gava o segundo gramado sintético da competição.
O Iguaçu anunciou reforma do Egydio Ricardo Pietrobelli recentemente, sendo que os trabalhos chegarão ao gramado por volta do mês de agosto, trocando pela sintética. Isso faria do Galo de Santa Felicidade o terceiro clube a ter seu tapetinho, porém o Capão Raso foi mais rápido, fazendo a troca do piso do José Carlos de Oliveira Sobrinho já no começo deste ano. Assim, bronze para o Capão e quarto lugar para o Iguaçu.
Embora tenha alguns detratores, que alegam maior risco de lesões (algo não confirmado cientificamente e desmentido por estatísticas no futebol profissional), o gramado sintético traz algumas vantagens para seus detentores, não necessariamente ligadas ao jogo.
Por ter menor desgaste diante de uso mais intenso, o sintético permite maior utilização em menor tempo, assim permitindo, por exemplo, que seus donos possam alugar com mais frequência suas praças esportivas para partidas de outras competições, grupos de amigos ou mesmo escolinhas de futebol, garantindo uma renda extra que poderá ser revertida em melhoria da infraestrutura ou investimentos no time de futebol (por mais que seja amador, demanda certo dinheiro para um clube disputar a Suburbana, mesmo entre clubes que não pagam ajuda de custo aos seus atletas, o famoso envelope, por haver taxas, materiais e custos de manutenção, entre outros).
Trieste defende título, Iguaçu reforça, Novo Mundo remonta
Nas três últimas edições, a Suburbana teve três campeões diferentes. Quem defende o título é o Trieste, maior campeão do certame com 14 taças. Antes dele, tivemos títulos inéditos de Novo Mundo (2022) e do Operário Pilarzinho (2021). Além deles, o Iguaçu chegou nessas três últimas edições na final adulta (foi vice em 2019).
Isso é sinal de certo equilíbrio entre forças e até esconde a existência de mais times que atualmente estão no pelotão de cima, sempre com chances de títulos. Destaca-se aí o Santa Quitéria, que quer encerrar jejum de 9 anos sem taça (venceu pela última vez em 2015) e forças emergentes como Capão Raso, que não é campeão adulto desde 2005, e mesmo o semifinalista da temporada passada Vila Sandra, que nunca venceu a elite.
Além deles, forças tradicionais estão presentes, como o Vila Fanny, que conseguiu a manutenção na elite na temporada passada após subir, e o Combate Barreirinha, que passou uma década na Segundona e agora está de volta.
O Trieste é mesmo o time a ser batido, pois é o atual detentor do título. O Tricolor não perdeu muitas peças e trouxe reforços pontuais.
Seu arquirrival Iguaçu é certamente a equipe que mais se reforçou, trazendo praticamente a espinha dorsal do time campeão de 2022 e vice de 2023 do Novo Mundo, para fortalecer sua equipe que não disputa uma final desde 2019 e não vence a Suburbana desde 2017.
Por outro lado, o Novo Mundo, clube que mais evoluiu no pós-pandemia, chegando a um título inédito e vencendo a última Taça Paraná, foi mais aventureiro no mercado. Manteve o técnico Ivo Petry, mas fez praticamente um reboot em sua equipe. Vale lembrar que o título de 2022 veio com uma equipe que também não tinha jogadores tão cotados antes da conquista, mas que encorpou durante e competição e revelou ótimos valores, vários desses hoje em outros clubes do mesmo patamar.
Série C é novidade
Após mais de duas décadas a Série C voltará a ser disputada. Na temporada passada da Série B podemos dizer que o anjo ceifador do rebaixamento passou fazendo descender todas equipes que não passaram de fase na competição. A elas se junta o Vasco da Gama, que esteve licenciado e agora retorna às competições com um caminho mais longo rumo a um possível retorno à elite.
O Cruzmaltino do Pilarzinho é um dos times da Série C que já venceram a Série A, tendo sido campeão em 1970. Além dele, outras duas equipes com taças na elite tentam recomeçar a caminhada a partir da Terceirona: Bairro Alto (2011) e União Ahu (1958).
Como dito no Guia anterior, a Série C virará sucesso se vier no médio prazo a se equiparar em tamanho com as demais divisões e permitir retornos de clubes, além de filiações novas. Ela poderá fazer que os times tenham mais tempo para se estruturar e chegar em divisões de cima mais prontos, além de encontrar novos atletas que estão fora do radar das equipes das divisões de cima.
Para isso se concretizar, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) precisará atrair clubes. Pouco antes da pandemia, o Unidos da 70, do Cajuru, chegou a anunciar filiação, porém não se concretizou, em parte pelos efeitos econômicos da emergência sanitária que deixou a Suburbana sem competições por duas temporadas. É aguardar os próximos anos para ver se a novidade irá se solidificar ou será apenas uma nuvem passageira.
Explicando os Juvenis
É sempre bom explicar como funciona a categoria Juvenil. Os jogos são todos nas preliminares dos Adultos e têm duração reduzida a dois tempos de 40 minutos. O time de base acompanha sua contraparte principal (nas fases além da primeira, passa a acompanhar o mais próximo sem par caso os dois times não se classifiquem).
O que significa na prática? Significa que teremos situações curiosas, como o Desportivo Paranaense, vice-campeão da Série B juvenil após dois títulos, jogando a Série C, pois seu time adulto caiu de divisão. Do mesmo modo, veremos o Shabureya, campeão da Série B Juvenil, tentando o bicampeonato, pois seu time adulto manteve-se na agora divisão intermediária.
De todo modo, o Capão Raso defende o título da Série A após ter sido campeão inédito. Lembrando que neste ano a categoria, que é sub-17, aceita jogadores nascidos em 2007, 2008 e 2009. Não é incomum que alguns dos destaques sejam pinçados por clubes profissionais, seja do Paraná ou de outros estados. Sendo assim, é sempre um campeonato a se acompanhar para conhecer antes algum jogador que vá pintar num profissional daqui a alguns anos.
Ranking Futebol Metrópole da Suburbana
O Ranking Futebol Metrópole da Suburbana ainda está sob efeito da pandemia. A atualização mais recente, por exemplo, contabiliza resultados de 2019, 2022 e 2023. A próxima, que será feita após o fim das competições deste ano abarcará também a nova Série C e não terá mais efeito da finada Copa de Futebol Amador da Capital. Aqui você confere as regras do Ranking e aqui a atualização mais recente.
Período
Neste ano as três divisões começam em maio com final previsto para ser por volta de agosto.
Cobertura
O Futebol Metrópole cobrirá sempre que possível in loco um encontro de cada rodada. Isso dependerá de compromissos profissionais futuros, podendo não ter cobertura em véspera de concursos a serem feitos pelo autor, e também de verba do site. Como não há atualmente patrocínio algum, a verba existente coloca em risco a continuidade da iniciativa e não há garantias financeiras de que conseguiremos cobri-la na íntegra como já aconteceu ano passado com um grande hiato de meses sem participação em campo.
Patrocine o Futebol Metrópole
Se você tem uma empresa e enxerga o Futebol Metrópole como um meio de expor sua marca, nos procure pelo e-mail contato (at) futebolmetropole.com.br. Nós oferecemos alguns tipos de espaços a se discutir e a negociar.
As equipes
Na sequência neste guia, o perfil das equipes. Você conferirá em cada divisão quem são os treinadores, as figurinhas carimbadas e aquele jogador que pode vir a ter um lugar ao sol.
Série A
A fórmula de disputa já é um clássico da FPF. Os doze times jogam em turno único. Os oito primeiros passam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. A partir daí a disputa é em mata-mata com ida e volta. Saldos de gols contam e obviamente não existe critério de gol fora de casa.
O atual campeão é o Trieste e os times vindos da Série B são Combate Barreirinha e Palmeirinha, que tomam lugar dos rebaixados Uberlândia e União Vila Torres.
Os clubes
Capão Raso
Bairro (s) que representa: Capão Raso
Onde mandará os jogos: José Carlos de Oliveira Sobrinho
Treinador: Valmir Constantino
Figurinha carimbada: Wellington Baroni (meia)
Fique de olho: Murilo (meia)
Títulos de Série A: 3 (1971, 1981, 2005).
Adultos em 2023: 4.º da Série A
Juvenis em 2023: Campeão da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 3.º, com 160,72 pontos.
Combate Barreirinha
Bairro (s) que representa: Barreirinha
Onde mandará os jogos: Recanto Tricolor
Treinador: Marcão Kempinski
Figurinha carimbada: Massai (meia)
Fique de olho: Léo Serpa (atacante)
Títulos de Série A: 6 (1996, 1997, 1998, 2003, 2004, 2007)
Adultos em 2023: Campeão da Série B
Juvenis em 2023: 13.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 11.º, com 100,06 pontos.
Fortaleza
Bairro (s) que representa: Jardim Gabineto, Cidade Industrial de Curitiba
Onde mandará os jogos: Antônio Monteiro Sobrinho
Treinador: Vilmar Assunção
Figurinha carimbada: Roberto (meia)
Fique de olho: Jeh (atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 7.º da Série A
Juvenis em 2023: 11.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 19.º, com 74,86 pontos.
Iguaçu
Bairro (s) que representa: Santa Felicidade
Onde mandará os jogos: Egydio Ricardo Pietrobelli
Treinador: Marquinhos Passaúna
Figurinha carimbada: Vinícius Barriviera (goleiro)
Fique de olho: Xaves (volante)
Títulos de Série A: 10 (1959, 1962, 1966, 1967, 1973, 1977, 1992, 2012, 2016, 2017).
Adultos em 2023: 5.º da Série A
Juvenis em 2023: Vice-campeão da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 4.º, com 146,8 pontos.
Nova Orleans
Bairro (s) que representa: Orleans
Onde mandará os jogos: José Drulla Sobrinho
Treinador: Sid Sprada
Figurinha carimbada: Tanque (atacante)
Fique de olho: Baiano (meia/atacante)
Títulos de Série A: 2 (1994, 2014).
Adultos em 2023: 9.º da Série A
Juvenis em 2023: 12.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 28.º, com 50,24 pontos.
Novo Mundo
Bairro (s) que representa: Novo Mundo
Onde mandará os jogos: Arena Vermelha
Treinador: Ivo Petry
Figurinha carimbada: Sandro (meia)
Fique de olho: Matheus Rosa (atacante)
Títulos de Série A: 1 (2022).
Adultos em 2023: Vice-campeão da Série A
Juvenis em 2023: 3.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 2.º, com 174,32 pontos.
Operário Pilarzinho
Bairro (s) que representa: Pilarzinho
Onde mandará os jogos: Bórtolo Gava
Treinador: Marcos Franco
Figurinha carimbada: Thiago Oliveira (volante)
Fique de olho: Pipo (atacante)
Títulos de Série A: 1 (2019)
Adultos em 2023: 6.º da Série A
Juvenis em 2023: 5.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 6.º, com 114 pontos.
Palmeirinha
Bairro (s) que representa: Tatuquara
Onde mandará os jogos: Elba de Pádua Lima
Treinador: Wagner Primo
Figurinha carimbada: Ricardo (goleiro)
Fique de olho: Pedro (lateral)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: Vice-campeão da Série B
Juvenis em 2023: 9.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 10.º, com 104,16 pontos.
Santa Quitéria
Bairro (s) que representa: Santa Quitéria
Onde mandará os jogos: Maurício Fruet
Treinador: Alei Júnior
Figurinha carimbada: Bitoca (meia)
Fique de olho: Gabriel Vinícius (meia)
Títulos de Série A: 5 (1974, 1982, 1987, 2010, 2015)
Adultos em 2023: 3.º da Série A
Juvenis em 2023: 8.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 5.º, com 116,92 pontos.
Trieste
Bairro (s) que representa: Santa Felicidade
Onde mandará os jogos: Francisco Muraro
Treinador: Ary Marques
Figurinha carimbada: Feijão (atacante)
Fique de olho: João Paulo (meia)
Títulos de Série A: 14 (1964, 1965, 1968, 1969, 1972, 1975, 1976, 1984, 1985, 1986, 2006, 2013, 2018, 2023).
Adultos em 2023: Campeão da Série A
Juvenis em 2023: 4.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 1.º, com 195,72 pontos.
Vila Fanny
Bairro (s) que representa: Fanny
Onde mandará os jogos: Ismael Gabardo
Treinador: Sérgio Jordão
Figurinha carimbada: Juliano (atacante)
Fique de olho: Derrick (volante)
Títulos de Série A: 6 (1988, 1990, 1991, 1993, 2000, 2002).
Adultos em 2023: 10.º da Série A
Juvenis em 2023: 6.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 12.º, com 97,04 pontos.
Vila Sandra
Bairro (s) que representa: Vila Sandra, Cidade Industrial de Curitiba
Onde mandará os jogos: Ozório Claudino de Barros
Treinador: Ewerton Glonek
Figurinha carimbada: Roberto (volante)
Fique de olho: Aladin (atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 3.º da Série A
Juvenis em 2023: 8.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 17.º, com 82,36 pontos.
Série B
Com o advento da Série C, a Série B passa a ter formato similar à Série A. São 12 equipes que jogam em turno único. Os dois últimos são rebaixados para a Série C e os oito primeiros jogam o mata-mata. Os dois finalistas garantem acesso para a Série A de 2025.
O atual campeão Combate Barreirinha e o vice Palmeirinha ascenderam à Série A, enquanto que Uberlândia e União Vila Torres vieram rebaixados da Série A. Foram rebaixados à Série C na temporada passada todos os times que não passaram de fase na Série B.
Os clubes
Bangu
Bairro (s) que representa: Santo Inácio
Onde mandará os jogos: Octávio Sílvio Nicco
Treinador: Jeferson Souza
Figurinha carimbada: Romarinho (atacante)
Fique de olho: Alisson (atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 8.º da Série B
Juvenis em 2023: 6.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 13.º, com 93,76 pontos.
Grêmio Ipiranga
Bairro (s) que representa: Vila Ipiranga, Capão Raso
Onde mandará os jogos: Elba de Pádua Lima
Treinador: Deoclesio de Paula “Japa”
Figurinha carimbada: Gustavo (volante)
Fique de olho: Ferreirinha (meia/atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 11.º da Série B
Juvenis em 2023: 7.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 16.º, com 89,78 pontos.
Renovicente
Bairro (s) que representa: Santa Cândida
Onde mandará os jogos: Solar do Bosque
Treinador: Gabriel Pereira
Figurinha carimbada: Crika (meia)
Fique de olho: Victor (zagueiro)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 7.º da Série B
Juvenis em 2023: 10.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 20.º, com 73,32 pontos.
Santíssima Trindade
Bairro (s) que representa: Cajuru
Onde mandará os jogos: Parque Linear
Treinador: Beto Maia
Figurinha carimbada: Paulo Sérgio (zagueiro)
Fique de olho: Lucas (zagueiro)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 4.º da Série B
Juvenis em 2023: 11.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 22.º, com 69,16 pontos.
Sergipe
Bairro (s) que representa: Guaíra
Onde mandará os jogos: Arena Shabu
Treinador: Joe Nunes
Figurinha carimbada: Latino (atacante)
Fique de olho: Eli (meia/atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 12.º da Série B
Juvenis em 2023: 19.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 29.º, com 46,68 pontos.
Shabureya
Bairro (s) que representa: Sítio Cercado
Onde mandará os jogos: Arena Shabu
Treinador: Antônio Marcos
Figurinha carimbada: Odair (zagueiro)
Fique de olho: Wuilliam (lateral)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 9.º da Série B
Juvenis em 2023: Campeão da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 7.º, com 112,02 pontos.
Tanguá
Bairro (s) que representa: Tanguá
Onde mandará os jogos: Francisco Thiago da Costa
Treinador: Peterson Freitas
Figurinha carimbada: Zé Nunes (volante)
Fique de olho: Baloteli (volante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 6.º da Série B
Juvenis em 2023: 4.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 9.º, com 106,92 pontos.
Uberlândia
Bairro (s) que representa: Vila Uberlândia/Vila Formosa, Novo Mundo
Onde mandará os jogos: Manoel Gustavo Schier
Treinador: Fábio Moraes
Figurinha carimbada: Juninho (atacante/meio-campista)
Fique de olho: Andrew (atacante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 11.º da Série A
Juvenis em 2023: 9.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 23.º, com 65,32 pontos.
União Vila Torres
Bairro (s) que representa: Vila Torres, Prado Velho/Jardim Botânico/Rebouças
Onde mandará os jogos: Mário Vendramel
Treinador: Fabinho
Figurinha carimbada: Leco (atacante)
Fique de olho: Ramón (zagueiro)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 12.º da Série A
Juvenis em 2023: 7.º da Série A
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 18.º, com 81,28 pontos.
Urano
Bairro (s) que representa: Vila São Pedro, Xaxim
Onde mandará os jogos: Manoel Garcia de Andrade
Treinador: Luiz Jurescu
Figurinha carimbada: Piki (atacante)
Fique de olho: Derick Lian (goleiro)
Títulos de Série A: 3 (2001, 2008, 2009)
Adultos em 2023: 3.º na Série B
Juvenis em 2023: 15.º na Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 14.º, com 92,26 pontos.
Vila Hauer
Bairro (s) que representa: Hauer
Onde mandará os jogos: Donato Gulin
Treinador: André Nascimento
Figurinha carimbada: Nenê Dias (meia)
Fique de olho: João Matheus (volante)
Títulos de Série A: 2 (1995, 1999).
Adultos em 2023: 10.º da Série B
Juvenis em 2023: 8.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 15.º, com 90,88 pontos.
Ypiranga
Bairro (s) que representa: Água Verde / Fazendinha
Onde mandará os jogos: Jardim Independência
Treinador: Marquinhos Vieira
Figurinha carimbada: Elegante (goleiro)
Fique de olho: Matheus Lopes (meia)
Títulos de Série A: 6 (1960, 1978, 1979, 1980, 1983, 1989).
Adultos em 2023: 5.º da Série B
Juvenis em 2023: 14.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 27.º, com 54,84 pontos.
Série C
A Série C será disputada por oito equipes. Elas se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais em ida e volta. Os dois vencedores, promovidos à Série B, jogam a final.
Sete equipes vieram rebaixadas da Série B ao não se classificarem à 2.ª Fase da edição passada. A eles se junta o Vasco da Gama, que retorna após um ano licenciado das competições federadas.
Os clubes
Bairro Alto
Bairro (s) que representa: Bairro Alto
Onde mandará os jogos: Pedro de Almeida
Treinador: Egon
Figurinha carimbada: Chico (meio-campista)
Fique de olho: Nal (atacante)
Títulos de Série A: 1 (2011).
Adultos em 2023: 15.º da Série B
Juvenis em 2023: 12.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 25.º, com 59,72 pontos.
Desportivo Paranaense
Bairro (s) que representa: Mercês
Onde mandará os jogos: José Drulla Sobrinho
Treinador: Luis Semkiw
Figurinha carimbada: Diamante (zagueiro)
Fique de olho: João Valle (lateral)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 19.º da Série B
Juvenis em 2023: Vice-campeão da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 8.º, com 108,82 pontos.
Imperial
Bairro (s) que representa: Mossunguê
Onde mandará os jogos: Octávio Silvio Nicco
Treinador: Jardan Okoinski
Figurinha carimbada: Julio Cezar (goleiro)
Fique de olho: Deco (volante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 16.º da Série B
Juvenis em 2023: 16.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 30.º, com 45,44 pontos.
Nacional
Bairro (s) que representa: Boqueirão
Onde mandará os jogos: 15 de Agosto
Treinador: Alexandro Bach (Alemão)
Figurinha carimbada: Guilheme Macedo (goleiro)
Fique de olho: Lucas Lima (volante)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 18.º da Série B
Juvenis em 2023: 3.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 21.º, com 69,74 pontos.
Olímpico
Bairro (s) que representa: Xaxim
Onde mandará os jogos: EC Olímpico
Treinador: Feijão
Figurinha carimbada: Everton (volante)
Fique de olho: Bruno (meia)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 13.º da Série B
Juvenis em 2023: 5.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 24.º, com 59,86 pontos.
São Braz
Bairro (s) que representa: São Braz
Onde mandará os jogos: Ozório Claudino de Barros
Treinador: Romildo Carignano
Figurinha carimbada: Paulinho (lateral/meia)
Fique de olho: Léo Zotto (meia)
Títulos de Série A: 0.
Adultos em 2023: 17.º da Série B
Juvenis em 2023: 18.º da Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 26.º, com 59 pontos.
União Ahu
Bairro (s) que representa: Ahu
Onde mandará os jogos: Ricardo Halick
Treinador: Marcelo Leôncio
Figurinha carimbada: Rafinha (meia)
Fique de olho: Kelvin (atacante)
Títulos de Série A: 1 (1958).
Adultos em 2023: 14.º na Série B
Juvenis em 2023: 17.º na Série B
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 32.º, com 29,44 pontos.
Vasco da Gama
Bairro (s) que representa: Pilarzinho
Onde mandará os jogos: Erondy Silvério
Treinador: Sauro Carvalho
Figurinha carimbada: Valério (meia)
Fique de olho: João Macalé (meia)
Títulos de Série A: 1 (1970)
Adultos em 2023: Licenciado
Juvenis em 2023: Licenciado
Posição no Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: 31.º, com 37,6 pontos.
A rodada inaugural:
Série A
1.ª Fase – 1.ª Rodada
Sábado (04/05)
Juvenis: 13h30 – Adultos: 15h30
Fortaleza x Capão Raso @ Antônio Monteiro Sobrinho
Novo Mundo x Vila Fanny @ Arena Vermelha
Nova Orleans x Iguaçu @ José Drulla Sobrinho
Santa Quitéria x Combate Barreirinha @ Maurício Fruet
Operário Pilarzinho x Palmeirinha @ Bórtolo Gava
Domingo (05/05)
Juvenis: 9 h – Adultos: 11 h
Trieste x Vila Sandra @ Francisco Muraro