Após um início muito ruim, em que figurou por boa parte da primeira fase na zona de rebaixamento, o Novo Mundo arrancou e conquistou a classificação para o mata-mata da Suburbana. A recuperação teve sua coroação numa tarde chuvosa de sábado (3) na Arena Vermelha, quando o alvirrubro goleou o já classificado e bastante desfalcado Fortaleza por 4 a 1.
O volante Iago teve uma tarde de goleador ao marcar duas vezes, enquanto que Souza e Gabriel também marcaram para o Novo Mundo. Luquinhas fez o gol de honra do Fortaleza.
O resultado colocou o Novo Mundo em sétimo lugar com 15 pontos. Enquanto que o Fortaleza foi o quinto colocado da fase inicial com 17 pontos. Assim, ambos decidem vaga nas semifinais fora de casa. O Novo Mundo encarará o Santa Quitéria enquanto que o Fortaleza fará dois clássicos históricos contra o Vila Sandra, rival que ao mesmo tempo também faz sua melhor campanha na história da Série A.
“O jogo foi difícil hoje. Estávamos classificados, mas precisávamos do resultado. Estávamos com vários jogadores suspensos ou no departamento médico e a boa equipe do Novo Mundo acabou fazendo o resultado que precisavam. Agora é buscar as vitórias no mata-mata”, disse Luquinhas, autor do gol de honra do Fortaleza.
“Nosso time começou mal no campeonato. Ninguém acreditava, nem a gente, mas conseguimos, mas passamos de fase e agora na nova fase é garra para conseguirmos os resultados”, afirmou Souza, meio-campista autor de um dos gols do Novo Mundo.
A próxima rodada será apenas no dia 17 de setembro, com agenda a ser definida pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Fique ligado no Futebol Metrópole que falaremos em nossos canais de como será a tabela do mata-mata.
Placar aberto cedo
Diante de um Fortaleza com apenas três titulares, vindo desfigurado por suspensões e lesões, o Novo Mundo não tardou a abrir o marcador. Com apenas 4 minutos de jogo, Gabriel já comemorava a abertura do placar. Para uma equipe que dependia apenas de si mesma e que uma vitória simples garantia a classificação, o significado era de tranquilidade.
Com 24 minutos, o Fortaleza perdia um de seus jogadores mais experientes. O meia Douglinhas saiu sentindo lesão no posterior da coxa, obrigando o técnico Júlio César a gastar parte de seu reduzido banco já na primeira etapa.
Aos 30 minutos, Souza ampliou o placar para o Novo Mundo, consolidando uma vantagem confortável para os donos da casa.
Éder sai de ambulância
Aos 35 minutos, um lance assustou a todos. O meia Éder do Novo Mundo acabou se chocando com o atacante Bambu do Fortaleza. Enquanto o atleta do time visitante se recuperou rapidamente, o atleta do alvirrubro teve sangramento na cabeça e desorientação. Ele saiu carregado de campo e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma Emergencial (Siate) foi chamado para prestar atendimento ao jogador. Éder levou pontos na cabeça e está fora de perigo.
Liderança consolidada
Após o incidente, a partida recomeçou e logo depois Iago fez o terceiro do Novo Mundo, alargando a dianteira.
No segundo tempo, a equipe da casa administrou a vantagem, ainda mais quando, aos 29 minutos, Iago foi oportunista e subiu para fazer o segundo dele no jogo e o quarto do Novo Mundo.
Aos 38 minutos, numa bonita jogada coletiva, o Fortaleza diminuiu por meio de Luquinhas.
Destaque para nenhum cartão aplicado na partida adulta (a de juvenis foi outra história), num raro jogo de ficha disciplinar limpa.
Abraão conduz juvenis do Novo Mundo ao mata-mata
Se disciplinarmente o jogo principal não teve cartões, eles abundaram nos juvenis. Era um confronto direto pela classificação e o Novo Mundo se classificou eliminando o Fortaleza por 2 a 0. Os dois gols foram marcados pelo meia Abraão, aos 12 do primeiro tempo e aos 19 do segundo tempo.
O jogo foi bastante brigado e esteve aberto para ambas as equipes na maior parte do tempo. O Fortaleza teve treinador e um do auxiliares expulsos. Dentro de campo, duas expulsões para cada lado, com a partida encerrando com nove contra nove.
Como a tabela juvenil acompanha a dos adultos, o Novo Mundo enfrentará também o Santa Quitéria nos juvenis. Já para o Fortaleza fica a certeza que, se não fosse o mau início com a equipe ainda em formação e diferente da que terminou o certame, a classificação poderia ter vindo, pois ficou perto de se concretizar, tendo terminado em décimo lugar com 10 pontos. O Novo Mundo foi o oitavo com 12 pontos.
Ficha Técnica:
Novo Mundo 4 x 1 Fortaleza
Arena Vermelha, Novo Mundo, Curitiba
Novo Mundo: Carlinhos; Lucas (Gabiru), Biro, Alan, João e Mamute; Iago (Carlinhos Anacleto), Gabriel (Natan), Éder (Nathan Garcia) e Souza; Cunha (Pedro) e Bruninho. Técnico: Ivo Petry
Fortaleza: Matheus; Halyson Abacaxi, João Egídio, Leonardo e Fiapo; Felipe Desidério (Erickson), Léo Dias, Luquinhas e Douglinhas (Pedrinho); Bambu e Thierry. Técnico: Júlio César
Arbitragem: Gustavo Nogas, Alessandro Antônio Gonçalves, João Cléber Cecatto Wagner.
Gols: Gabriel (NMU, aos 4’/1.º), Souza (NMU, aos 30’/1.º), Iago (NMU, aos 44’/1.º, aos 29’/2.°), Luquinhas (aos 38’/2.º).