Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: Novo Mundo assume liderança inédita

8 min read
Três finais consecutivas da Suburbana Adulta contribuíram para o Novo Mundo assumir a liderança do Ranking pela primeira vez na história

O Ranking Futebol Metrópole da Suburbana tem um novo líder. Na atualização de número 8, realizada após o término da temporada 2024 do Futebol Amador de Curitiba, o Novo Mundo assumiu a liderança de maneira inédita. A equipe da Zona Sul, que havia subido para a segunda colocação na atualização anterior, agora está na ponta com 193,48 pontos. As três finais de Suburbana adulta com um título e dois vices, o título da Taça Paraná 2023 e o vice da Suburbana Juvenil de 2024 foram fundamentais para a arrancada dos Diabos Vermelhos.

Colado logo atrás está o antigo líder, o Trieste, que soma 190,32 pontos após o título da Taça Paraná 2024. É uma diferença tão pequena que a derrota na ida da Taça Paraná para o Fanático e o empate na primeira fase diante do Molecagem podem ser apontados como diferenciais da pontuação, pois renderiam exatamente cinco pontos a mais no Ranking, em que todo jogo conta pontuação.

Completando o pódio, o Operário Pilarzinho vem de uma arrancada de três posições, saindo do sexto lugar e agora alcançando 151,76 pontos. A equipe da Zona Norte teve como trunfos para a subida na classificação a dobradinha com títulos no Adulto e no Juvenil da Suburbana 2024, um feito raro na história e que rendeu grandes bonificações de posições.

No G4, o Capão Raso vem da queda de uma posição. Antes terceiro, agora é o quarto colocado com 149,6 pontos.

Observação: em caso de punição de pontos ao Novo Mundo pela desistência nas semifinais da Taça Paraná, os pontos desta temporada serão corrigidos na próxima atualização.

Todo mundo mexendo!

Apenas três equipes mantiveram a mesma colocação da atualização anterior: União Vila Torres (18.º, com 78,48 pontos), Sergipe (29.º, com 42,62 pontos) e União Ahu (32.º, com 28,96 pontos).

Nesta atualização, os resultados de 2019 foram descartados e entraram os de 2024 com a reestreia da Série C (pela primeira vez no Ranking). Os resultados de 2022 e 2023 foram depreciados conforme o regulamento.

Adeus, Caxias!

Time juvenil do Caxias celebrando a Série B Juvenil de 2017: após estar zerada na atualização passada, inativa (e possivelmente extinta) equipe do bairro Boqueirão deixou de constar no Ranking

Esta atualização do Ranking Futebol Metrópole da Suburbana tem uma baixa. O Caxias, cuja última glória, na foto acima, foi a Série B Juvenil de 2017, não retornou às atividades após estar zerado na atualização passada. Isso significa um total de quatro temporadas sem participar e acrescer pontos.

Pelo regulamento do Ranking, para evitar um monte de equipes inativas com zero pontos na parte de baixo da tabela, um clube só poderá ficar zerado em uma atualização, antes de deixar a lista. Assim, a lista que já teve um pico de 35 agremiações, agora se reduz a 32.

As informações que circulam sobre o Caxias não são as melhores. O clube deixou de competir, já não ocupa mais o estádio, tendo a praça sido oferecida pela Prefeitura, que retomou o terreno que estava cedido em comodato, a outros clubes, mas sem fechamento de negócio. Se um dia voltar a disputar competições federadas, o Caxias voltará ao Ranking com uma etiqueta de NOVO!.

As últimas adições foram na Atualização 5, no fim de 2019, com os retornos de Combate Barreirinha e Ypiranga após período de licença e saída do Ranking pelos mesmos critérios.

Pegando o elevador

Santíssima Trindade em 2023: mesmo sem o acesso à Série A, clube do Cajuru é quem mais subiu posições no Ranking

Um dos motivos da grande movimentação de classificação entre os clubes foi o fim da Copa de Futebol Amador da Capital, não disputada desde 2019 e cujo último certame deixou o Ranking. Por outro lado, a Série C e a Taça Paraná mais numerosa alterou a dinâmica entre as equipes. Estranhamente, não foi uma atualização de muitas variações gigantes, mas algumas são notáveis.

A primeira delas é a subida de 13 posições do Santíssima Trindade. O time do bairro Cajuru não conquistou acesso à Série A, mas manteve-se como equipe que ronda a subida e assim pontuou bastante, chegando à 10.ª posição com 105,02 pontos.

Outra subida de nota é a do Grêmio Ipiranga, campeão da Série B de 2024 e que brigou até a última rodada por vaga nas semifinais da Taça Paraná. A agremiação subiu oito posições e agora está na 8.ª posição com 111,8 pontos.

Vice-campeão da Série B, o Renovicente subiu sete posições. A equipe do bairro Santa Cândida ocupa agora a 13.ª posição com 93,16 pontos.

Quem também subiu sete posições foi o Nova Orleans. Nas últimas temporadas, a equipe pontuou o suficiente para se livrar do rebaixamento à Série B. Agora está em 21.º lugar com 62,24 pontos.

Quanto às quedas de posição, a maior delas foi do Palmeirinha. A equipe disputou a Série A e foi rebaixada pontuando pouco na base. Foram 13 posições a menos que atualização passada. O Verdão do Tatuquara é agora o 23.º com 62,14 pontos.

Outra queda notável foi a do Santa Quitéria. Após ficar fora mais uma vez das decisões, o time caiu sete posições (mesmo não sendo afetado pelo fim da Copa de Futebol Amador da Capital, pois nunca disputou) e está em 12.º lugar com 97,16 pontos.

Quem também desceu sete postos foi o Desportivo Paranaense. A disputa da Série C sem sequer título de base e o descarte de um título da Série B Juvenil (2019) fez a equipe verde-vinho cair para o 15.º lugar com 85,44 pontos.

Relembrando como funciona

Ranking Futebol Metrópole da Suburbana atribui pesos para competições e para ano de disputa. Competições mais recentes valem mais e competições com mais de três edições passadas vão saindo do ranking. Isto é, nesta atualização, a Suburbana, a Taça Paraná e a Copa de Futebol Amador da Capital de 2019 deixam de contar no ranking, enquanto que as edições de 2022 e 2023 perdem peso. A Suburbana de 2024 e a Taça Paraná de 2024 passam a ser contadas nesta atualização. As equipes recebem 3 pontos brutos automaticamente por competição participada e bonificação de 10-7-5-3 pontos para os quatro primeiros colocados. O resto da pontuação bruta por competição é exatamente os pontos conquistados na disputa que conforme o peso atribuído à competição e à temporada (atual, penúltima ou antepenúltima) gera a pontuação total. O post de inauguração do ranking explica isso.

Sem mais delongas

Eis o Ranking Futebol Metrópole da Suburbana em sua nova atualização:

Caso queira ver a planilha com as pontuações na íntegra, eis o link.

Deixe uma resposta

Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner