O Estádio Maurício Fruet foi reaberto neste sábado (12) com partida pela Suburbana. E na reinauguração, o Santa Quitéria se deu melhor no duelo contra o Capão Raso por 1 a 0. Luan Helias fez o gol solitário da partida. O Santa Quitéria manteve a segunda colocação, agora com 22 pontos e é o único que poderá, na última rodada, arrancar a liderança da fase do líder Trieste, que tem um ponto a mais. O Capão Raso caiu para a sexta colocação com 16 pontos, mas tem chances de terminar entre os quatro primeiros e decidir as quartas de final em casa.
“Foi jogo bom, que precisava sentir em casa. Deu tudo certo. Marcamos no começo e isso tranquilizou a equipe para o restante do jogo”, disse Luan Helias, autor do gol. “A gente sabia que ia ser um jogo difícil, até pelo clima, de reabertura do campo deles. Time deles entrosado, trabalha bem a bola e a gente pecou muito na finalização”, analisou Pantera, goleiro do Capão Raso.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado (19), na última rodada da fase de classificação. O Santa Quitéria jogará pela liderança contra o Iguaçu no Egydio Ricardo Pietrobelli, precisando vencer e torcer para que justamente o Capão Raso empate ou vença o Trieste no José Carlos de Oliveira Sobrinho. Os juvenis entram em campo às 13h30 e os adultos às 15h30.
O jogo
Mais uma vez, pela segunda semana consecutiva, muito calor em Curitiba, com a temperatura chegando a 32°C durante a partida. O gramado do Maurício Fruet, que ficou fechado desde o começo do ano para uma troca completa, que incluiu nivelamento e instalação de sistema de irrigação, foi uma grande atração. Nos primeiros minutos de partida, com os times ainda não habituados, muitos erros de passe e inversões foram vistos, mas tudo foi se assentando com o andar do jogo.
O gol saiu aos 21 minutos. Luan Helias aproveitou e concluiu a jogada de ataque com maestria. Na comemoração, correu em direção ao setor coberto de arquibancada, onde os torcedores se abrigavam do sol forte.
Na frente do marcador, o Santa Quitéria passou a controlar mais o ritmo do jogo, usando mais de troca de passes e tentando criar espaços na base do desgaste físico possível do time do Capão Raso. Pantera precisou trabalhar algumas vezes, assim como Jonas teve trabalho principalmente em bolas alçadas.
Na segunda etapa, o Capão Raso melhorou com Lipe entrando e fazendo dobradinha com Felipão pela direita. Mas não foi suficiente para a equipe visitante conseguir furar a boa defesa local e alcançar o empate. E perto do fim do jogo, a partida começou a cair de nível, muito pelo desgaste físico causado pelas condições climáticas. Ainda mais que Marquinhos Lima foi expulso de campo aos 44 minutos após peitar o árbitro Rafael Vinícius Moura de Oliveira.
Nos juvenis, Orelha faz história no Maurício Fruet
Na preliminar de juvenis, o Santa Quitéria também venceu o Capão Raso por 1 a 0. O gol de Orelha, nos acréscimos, foi histórico, pois foi o primeiro marcado no Maurício Fruet após a reforma completa do gramado. O Quitéria se manteve em sexto, agora com 17 pontos. O Capão Raso caiu para quinto, mantendo-se com 18 pontos.
A partida foi marcada por muitos erros de finalização e muitas chances criadas por ambas as equipes. Yuri do Capão Raso foi expulso aos 6 minutos, mas a equipe visitante não mudou seu estilo de jogo de criar pelas pontas e buscar tabelas e trocas rápidas de posição.
Quando o jogo parecia encaminhar-se para o 0 a 0, já aos 42 minutos, portanto nos acréscimos, A bola foi lançada e Orelha entrou para a história. Ele ganhou na corrida da defesa e recebeu de frente para o bom goleiro Cauã Rocha, batendo na saída para fazer o gol da vitória, o mais importante até o momento de sua carreira iniciante de atleta.
Ficha Técnica:
Santa Quitéria 1 x 0 Capão Raso
Estádio Maurício Fruet, Santa Quitéria, Curitiba
Santa Quitéria: Jonas; Arilton (Igor), João Antônio (Araújo), Hudson e Marabá; Lucas Lopes, Massai, Danilo e Marcelo Andrade (Igor Soares); Luan Helias (Pequi) e Jonatas (Marcelo Tamandaré). Técnico: Juninho.
Capão Raso: Pantera; Felipão, Pedro, Alex Paiva e Tomate; Daniel (Ryan), Gabriel, Felipinho (Alex) e Marcelinho (Lipe); Willian Feijão e Natan (Marquinhos Lima). Técnico: Junior Saurin.
Arbitragem: Rafael Vinícius Moura de Oliveira, Alessandro Antônio Gonçalves, Adauto Alex Baptista Jr.
Gol: Luan Helias (SQT, aos 21’/1.º).
Cartões Amarelos: Marcelo Andrade, Danilo (SQT); Willian Feijão (UCR).
Cartão Vermelho: Marquinhos Lima (UCR, aos 44’/2.º, direto, após discussão com árbitro)