Hoje, no Futebol Metrópole, na penúltima parte do nosso Guia das Cidades do Paranaense 2015, Cascavel, cidade bastante jovem e que tem o único estreante na elite paranaense neste ano, o FC Cascavel, o quarto time diferente da cidade ao levar o nome dela.
Cascavel se emancipou de Foz do Iguaçu em 14 de novembro de 1951, mas a ocupação da cidade faz parte de vários momentos: a missão de Ciudad Real del Guayrá, o tropeirismo e quando, já no século XX, uma área no atual bairro de Cascavel Velho foi arrendada para colonização e lá foi construído um armazem. A vila foi oficializada em 1936 pela Prefeitura de Foz do Iguaçu já com o nome de Cascavel, vindo da história de que colonizadores haviam encontrado um ninho cheio de cobras próximo à vila. Depois virou distrito em 1938, tornando-se município em 1951. É hoje a quinta maior cidade do Paraná, com 309.259 habitantes, segundo a projeção de 2014 do IBGE.
A principal atividade econômica de Cascavel é o agronegócio, com destaque para a soja e a suinocultura. No setor de indústria e serviços, destaque para a metalurgia, confecções e atacado.
Estádios notáveis
Era no Ninho da Cobra onde os times de Cascavel mandavam seus jogos antes da construção do Olímpico Regional. Foi ali, pelo Paranaense de 1980, que depois veio a acabar em cai-cai do Cascavel EC, que o goleiro Zico, um dos maiores ídolos do futebol local, fez um gol de goleiro sobre Joel Mendes, na ida daquela decisão. Passou a ser casa do futebol amador após a construção do novo estádio, em 1982, mas chegou a ser usado algumas vezes pelo FC Cascavel nas divisões de baixo do Paranaense.
Inaugurado em 10 de novembro de 1982 é um dos últimos estádios gigantes dos anos 60, 70 e 80. Chegou a receber 45 mil pessoas, mas a capacidade atual é de 28.125 torcedores. Foi casa de: Cascavel EC, Cascavel FC, Cascavel EC (outro) e Sorec (Sociedade Operária Recreativa Esportiva Cascavel). Atualmente recebe jogos do Cascavel CR (que está na Terceirona e foi o último representante da cidade na elite) e do estreante FC Cascavel. Notem que todos os times se chamam Cascavel de alguma forma.
O time da cidade
O FC Cascavel foi fundado em 23 de janeiro de 2008 pelo pentacampeão Juliano Belletti, que é natural da cidade. Profissionalizado em 2009, conseguiu ser promovido à Segundona ao ser vice-campeão da Segundona. Seguiu buscando o acesso, mas sem sucesso. Em 2012, o clube se licenciou e Belletti, alegando falta de apoio, deixou a equipe. Reorganizada em 2013, com novas cores, diretoria e escudo, o FC Cascavel venceu a Terceirona. Em 2014, foi a vez de vencer a Segundona e finalmente se credenciar á estreia na elite.
Para o Paranaense, chegaram dois reforços com passagens pela capital. O primeiro é o lateral-direito Márcio Gabriel, ex-Coritiba, e que estava no Pelotas. O segundo é o atacante Henrique Dias (jogou a Libertadores de 2007 pelo Paraná e fez gols do título da Série B de 2007 e do Paranaense de 2008 pelo Coritiba), que estava no CRB. De peças bem conhecidas, o time manteve o atacante Jorge Preá (ex-Palmeiras e Atlético e que jogou o último paranaense pelo Operário). O técnico do time é Paulo Foiani, ex-volante do Coritiba.
Por ser um clube jovem, o FC Cascavel tem dois jogadores que podem carregar o status de lenda que têm a mesma idade, 37 anos, ligação com a cidade e estão no time. Lá atrás, o zagueiro Cristiano Ávalos, que esteve no time do acesso, nasceu na cidade, e tem times como Paraná e Santos no currículo. Outro é o meia Irineu, que nasceu em Céu Azul, é o capitão da equipe, e teve passagem pelo outro time atual da cidade, o Cascavel CR, com sucesso.
Comments