Estamos cada vez mais perto do fim do Paranaense de 2015. Depois desta rodada, teremos apenas mais três. Nas semifinais, pelo menos um time do interior está garantido, com o Coritiba tentando se infiltrar na festa. No Torneio da Morte, o Atlético pode abrir vantagem tão importante que na próxima rodada poderá já sacramentar a salvação. Mas nada são favas contadas.
Semifinais
Domingo, 12 de abril – 16 horas – Londrina x Coritiba – Jacy Scaff (Estádio do Café), Londrina
Televisionamento: Globo-RPC, Band-Tarobá, Premiere.
Arbitragem: Selmo Pedro dos Anjos Neto, Luiz Henrique de Sousa Santos Renesto, João Fábio M. Brischiliari
Da última vez: As duas equipes se enfrentaram no dia 8 de março no Couto Pereira pela 7.ª Rodada. O gol do artilheiro Rafhael Lucas deu a vitória ao Coxa. Coritiba 1 x 0 Londrina.
Desta vez: Tem sido nos últimos anos um duelo bastante brigado e cheio de polêmicas. São os dois únicos times a vencerem o Paranaense nesta década. O Coritiba vem credenciado pela melhor campanha e por uma regularidade quase cronométrica. O Londrina chega como franco atirador e pode se orgulhar da remontada contra o Maringá que levou a decisão para os pênaltis, que deve servir como injeção de ânimo.
Domingo, 12 de abril – 18h30 – Foz do Iguaçu x Operário – Estádio do ABC, Foz do Iguaçu
Televisionamento: nenhum
Arbitragem: Adriano Milczvski, Bruno Boschilia, Luciano Roggenbaum.
Da última vez: As equipes se enfrentaram no último dia 4 de fevereiro pela 2.ª Rodada no Janguito Malucelli, pois o Operário cumpria punição. A vitória foi do Fantasma. Os gols foram do vice-artilheiro do campeonato Douglas e de Paulinho. Operário 2 x 0 Foz do Iguaçu.
Desta vez: Por mais que tenha sido o terceiro colocado da primeira fase, o Operário não estava entre os favoritos no início do Paranaense. O mesmo vale para o Foz, que retornou à elite no “susto”, após a desistência do Arapongas. O time da fronteira mostrou ser uma equipe que sabe jogar os jogos grandes, enquanto que o Fantasma mostrou ser um time bem treinado e que novamente deverá jogar para levar a decisão para seus domínios.
Torneio da Morte
Domingo, 12 de abril – 16 horas – (2.º) Nacional x Prudentópolis (4.º) – Erich Georg, Rolândia
Televisionamento: nenhum.
Arbitragem: Eduardo Elias Melek, Heitor Alex Eurich, Euclides Lucas José Garcia.
Da última vez: Duas piores equipes da 1.ª Fase, Nacional e Prudentópolis jogaram na última rodada dela, no dia 29 de março. Tcharlles e Vieira marcaram para o NAC e Wellighton e Lucas fizeram para o Prude no Erich Georg. Nacional 2 x 2 Prudentópolis.
Desta vez: Jogo extremamente importante para ambos. O Nacional pode enxergar a permanência se facilitando caso vença. O Prudentópolis, que ainda não venceu nesta temporada, pode ganhar pelo menos uma posição e embolar a disputa.
Domingo, 12 de abril – 18h30 – (3.º) Rio Branco x Atlético (1.º) – Fernando Charburb Farah (Gigante do Itiberê/Caranguejão), Paranaguá
Televisionamento: Premiere
Arbitragem: Lucas Paulo Torezin, Daniel Cotrim de Carvalho, Rafael Dias de Melo.
Da última vez: Pela 2.ª Rodada da 1.ª Fase, em Paranaguá, no dia 4 de fevereiro, o Leão da Estradinha atropelou o Furacão, que usava seu time sub-23. Bruno Andrade marcou duas vezes e Bruno Flores uma. Crysan descontou para o Atlético. Rio Branco 3 x 1 Atlético.
Desta vez: Com o time principal, mas sem os novos reforços (a inscrição no Estadual acabou há um bom tempo), o Atlético fica em situação confortabilíssima com vantagem entre seis e oito pontos para o terceiro colocado, restando nove para disputar, caso vença. O Rio Branco precisa da vitória, pois entraria na briga e ajudaria a embolar a disputa.