Pílulas da Suburbana (LXXXVII)

2 min read
São Braz e Grêmio Ipiranga são dois dos clubes que jogarão a Série B da Suburbana, com início previsto para junho

Série B tem arbitral

As equipes da Série B da Suburbana realizaram no início da noite desta sexta-feira (29) na Federação Paranaense de Futebol (FPF) o arbitral que define a fórmula de disputa da competição. A data para o início dos jogos é dia 4 de junho. Vinte equipes jogarão por duas vagas na elite de 2023. É a primeira competição amadora federada desde o começo da pandemia, logo, não é disputada desde 2019.

Fórmula inova

Diferentemente das últimas edições que após a primeira fase eram disputados sucessivos mata-matas até definir os promovidos e o campeão, esta edição terá, por sugestão do Olímpico, uma fase com dois hexagonais. A primeira fase terá os 20 clubes dispostos em duas chaves com dez participantes cada. Seis agremiações passarão de cada lado para os hexagonais, que classificarão para as semifinais, aí em mata-mata. As fases de grupos são em turno único, o que fará o certame ter 19 rodadas.

Acertamos os participantes!

Semanas atrás listamos 18 equipes e mais duas que não estavam naquele momento na lista de votantes da Assembleia da FPF. Todas as equipes apontadas estão no certame. Curiosamente, não temos nenhum estreante. Vila Fanny e Vila Hauer são os egressos da elite via rebaixamento de 2019.

Confira as chaves:

Eis o chaveamento da Série B:

Grupo A: Shabureya, Ypiranga, São Braz, Santíssima Trindade, Vila Fanny, Sergipe, Grêmio Ipiranga, Bangu, Desportivo Paranaense, União Ahu.

Grupo B: União Vila Torres, Combate Barreirinha, Olímpico, Nacional, Palmeirinha, Urano, Bairro Alto, Vasco da Gama, Vila Hauer, Renovicente.

Arbitral da Série A já tem data

O arbitral da Série A já tem data. Ele será realizado no dia 13 de maio, também uma sexta-feira. Os clubes precisam se inscrever até dia 11 de maio. Caso não haja nenhuma desistência (o que levaria a repescar semifinalista da última B), os clubes a participar serão: Operário Pilarzinho (atual campeão, em 2019), Iguaçu, Trieste, Santa Quitéria, Capão Raso, Vila Sandra, Novo Mundo, Imperial, Nova Orleans, Uberlândia, Fortaleza (campeão da Série B de 2019) e Tanguá (vice-campeão da Série B de 2019).

Deixe uma resposta