Ranking Futebol Metrópole da Suburbana: duas finais fazem Trieste retomar liderança

7 min read
Pontuação da final adulta e principalmente título juvenil (foto) fizeram Trieste retomar a ponta do Ranking que estava com arquirrival Iguaçu

Depois de quase três anos sem atualização, pois a pandemia parou as competições amadoras federadas em 2020 e 2021, o Ranking Futebol Metrópole está de volta. E a sexta atualização tem um novo velho líder. Depois de quatro atualizações como segundo colocado após ter sido o líder da primeira, o Trieste retomou a ponta. O Trieste contabiliza agora 206,64 pontos.

Isso se deveu às duas finais disputadas pelo Tricolor da Colônia, com um vice nos Adultos e um título Juvenil. Além disso, os descartes de 2017 significaram a saída de um título da Suburbana e de um vice-campeonato da Taça Paraná do Iguaçu, clube que estava na liderança e agora é o segundo colocado com 187,92 pontos.

A terceira colocação continua com o Capão Raso, que mantém certa regularidade e tem 148,88 pontos.

Semifinalista nos juvenis e grande campeão dos adultos, o Novo Mundo subiu bastante no ranking. Os Diabos Vermelhos escalaram oito posições e agora são os quartos colocados com 128,88. Há grande expectativa de mais subida no próximo ranking, ano que vem, tendo em vista que deveremos ter Taça Paraná e o Novo Mundo é uma das equipes qualificadas para a disputa. A Taça Paraná poderá ter excepcionalmente os times que não puderam jogar em 2020 por causa da pandemia (Operário Pilarzinho e Fortaleza, por exemplo), mas isso é assunto para outro texto.

O que mudou

O hiato de dois anos sem partida e ausência/encerramento de algumas competições muitas mexidas no ranking. Apenas três equipes se mantiveram na mesma posição da última atualização: Capão Raso (3.º, 148,88 pontos), Vila Sandra (5.º, 124,76 pontos) e Renovicente (29.º, 56,32 pontos).

Todos os pontos de 2017 saíram do Ranking. Os pontos de 2018 e 2019 sofreram a depreciação do regulamento e os pontos de 2022 entraram. Como não tivemos Taça Paraná (todo mundo zerado) e nem Copa de Futebol Amador da Capital (informações de bastidores que não deveremos mais ter esta competição em troca de uma esticada no calendário da Série B), o impacto na pontuação das equipes foi visível, com a maioria tendo menos pontos que no fim de 2019, mesmo ganhando posições. O Trieste mesmo subiu uma posição tendo cerca de 9 pontos a menos.

Desportivo Paranaense e Vila Fanny pegam o elevador

O Desportivo Paranaense foi a equipe que mais subiu posições. E não foi só mérito dos juvenis, bicampeões da Série B. Equipe adulta (foto) semifinalista teve parte no salto do time das Mercês

Nunca antes na história do Ranking Futebol Metrópole da Suburbana um time subiu tantas posições de uma vez só quanto o Desportivo Paranaense. A equipe carregava o título da Série B Juvenil de 2019 em seu cartel. Agora somou um bicampeonato e um surpreendente quarto lugar na categoria adulta. Assim, o quadro das Mercês subiu espetaculares 17 posições no ranking, ocupando agora a 11.ª posição com 99,68.

A ascensão do Despor não pode ofuscar a segunda maior subida da história, que foi a do Vila Fanny. Além do título invicto da Série B, o Gigante da BR foi semifinalista nos juvenis. Assim, subiu expressivas 13 posições, virando o nono colocado com 110,32 pontos.

Outras subidas expressivas. Além do campeão da Série A, Novo Mundo, o Tanguá, vice nos juvenis, também subiu 8 posições, estando agora em 16.º com 91,16 pontos. Duas equipes subiram 7 posições: o União Vila Torres (14.º com 94,28 pontos) e o Shabureya (19.º com 81,02 pontos).

Se alguém sobe, alguém cai

Entre as quedas de posição, as mais expressivas foram as de Uberlândia e Imperial. Ambos caíram 10 posições. O Uber brigou até o fim contra o rebaixamento, mas se salvou, e agora é o 20.º com 79,44 pontos. O Imperial foi lanterna tanto nos adultos quanto nos juvenis da Série A e agora é o 21.º com 77 pontos.

Santíssima Trindade e Nova Orleans caíram 9 posições casa. O Trindade fez campanha modesta e descartou os pontos do título da Série B de 2017, estando agora 25.º com 62,64 pontos. O UNO brigou contra a degola na Série A, se salvando, mas o descarte de pontos passados e uma sequência de campanhas de poucos pontos colocaram a equipe na 28.ª posição com apenas 59,52 pontos.

Ninguém entra, um sai

Você se lembra do Diamante? Nós não nos esquecemos, mas ele acabou de sair do Ranking

Pouco antes da pandemia, alguns clubes cogitaram filiação. Assim teríamos adições à Série B e por consequência ao Ranking Futebol Metrópole da Suburbana. Porém, a pandemia e todos os percalços financeiros gerados por ela acabaram por inibir as mudanças. Assim, nenhuma equipe nova entrou na lista, diferentemente da atualização passada em que os tradicionalíssimos Combate Barreirinha e Ypiranga haviam voltado de licença e ostentaram o selo de “NOVO!”.

Por outro lado, afastado das competições desde 2016, o Diamante deixou de constar no nosso ranking por ficar zerado duas vezes seguidas. Assim, são agora 33 equipes listadas, sendo 32 equipes ativas e o Caxias, afastado, mas ainda com 5,64 pontos, que se apresentam na lista. Caso não retorne às competições (informações de bastidores apontam o clube como extinto), o Caxias em breve descartará seus últimos pontos e no médios prazo seguirá o mesmo destino do Diamante.

Relembrando como funciona

Ranking Futebol Metrópole da Suburbana atribui pesos para competições e para ano de disputa. Competições mais recentes valem mais e competições com mais de três edições passadas vão saindo do ranking. Isto é, nesta atualização, a Suburbana, a Taça Paraná e a Copa de Futebol Amador da Capital de 2017 deixam de contar no ranking, enquanto que as edições de 2018 e 2019 perdem peso. A Suburbana de 2022 passa a ser contada nesta atualização. Não tivemos Taça Paraná e nem Copa de Futebol Amador de Futebol neste ano, então as pontuações estão zeradas. As equipes recebem 3 pontos brutos automaticamente por competição participada e bonificação de 10-7-5-3 pontos para os quatro primeiros colocados. O resto da pontuação bruta por competição é exatamente os pontos conquistados na disputa. O post de inauguração do ranking explica isso.

Sem mais delongas

Eis o Ranking Futebol Metrópole da Suburbana em sua nova atualização:

Caso queira ver a planilha com as pontuações na íntegra, eis o link.

Para quem for mais tarado por dados ainda, meio que rudimentar, temos um gráfico com as linhas de pontuação das cinco atualizações ate agora (aqui aparecem todos os 37 clubes já ranqueados e, sim, é bem confuso):

Deixe uma resposta