Entenda a matemática da classificação da Suburbana

6 min read
O estádio Francisco Muraro, em Santa Felicidade, receberá um dos jogos que definirão os classificados às semifinais da Suburbana
O estádio Francisco Muraro, em Santa Felicidade, receberá um dos jogos que definirão os classificados às semifinais da Suburbana

Neste próximo final de semana, a Suburbana terá suas partidas decisivas da 2.ª Fase da Série A. Das oito equipes participantes, duas estão classificadas, duas eliminadas e outras quatro brigam por mais duas vagas. O Futebol Metrópole apresenta o que cada um precisa para se classificar ou pegar primeiro lugar da chave (que vale a vantagem de decidir em casa, lembrando que não há saldo de gols nas semifinais e finais). Sempre lembrando que as partidas dos juvenis serão às 14h30 e dos adultos às 16h30, todas no sábado (7).

Adultos

Grupo C

1.º Iguaçu – 13 pts – 4 vitórias – saldo +7 – 12 gols marcados

Enfrenta: Novo Mundo (C)

Já classificado, o Iguaçu precisa de apenas um empate para terminar com o primeiro lugar da chave.

 

2.º Novo Mundo – 11 pts – 3 vitórias – saldo +7 – 11 gols marcados

Enfrenta: Iguaçu (F)

O Novo Mundo também está classificado. Para ser o primeiro lugar do grupo, basta uma vitória simples sobre o Iguaçu na casa do adversário.

 

3.º Nacional – 4 pts – 1 vitória – saldo -4 – 2 gols marcados

4.º Urano – 1 pt – 0 vitórias – saldo -10 – 3 gols marcados

As duas equipes não têm mais chances e duelam no Manecão, casa do Urano.

 

Grupo D

1.º Vila Fanny – 8 pts – 2 vitórias – saldo 0 – 5 gols marcados

Enfrenta: Trieste (F)

Um empate classifica o Vila Fanny. O Fanny se classifica também em caso de derrota caso Renovicente e Santa Quitéria empatem. Para ser primeiro lugar do grupo, basta uma vitória simples. Em caso de empate, terá de torcer por outro empate na chave para obter a primeira posição.

 

2.º Trieste – 7 pts – 2 vitórias – saldo +1 – 6 gols marcados

Enfrenta: Vila Fanny (C)

Uma vitória classifica o Trieste e dá, de quebra, o primeiro lugar da chave. Um empate classifica o Trieste caso haja também um empate entre Renovicente e Santa Quitéria.

 

3.º Renovicente – 7 pts – 1 vitória – saldo 0 – 5 gols marcados

Enfrenta: Santa Quitéria (C)

Uma vitória simples classifica o Renovicente sem que dependa de outros resultados. Um empate o classifica caso o Trieste perca para o Vila Fanny. Para ser primeiro lugar da chave, precisa vencer e torcer por um empate entre Trieste e Vila Fanny.

 

4.º Santa Quitéria – 6 pts – 2 vitórias – saldo -1 – 5 gols marcados

Enfrenta: Renovicente (F)

Uma vitória simples classifica o Santa Quitéria, porém é o único resultado que importa. A equipe pode ser o primeiro lugar do grupo caso, além da vitória, aconteça um empate entre Trieste e Vila Fanny, superando o Fanny no número de vitórias.

 

Juvenis

Grupo C

1.º Novo Mundo – 12 pts – 3 vitórias – saldo +8 – 14 gols marcados

Enfrenta: Nova Orleans (F)*

Já classificado, o Novo Mundo precisa de apenas um empate para ser o primeiro lugar da chave.

 

2.º Operário Pilarzinho – 9 pts – 2 vitórias – saldo +5 – 14 gols marcados

Enfrenta: Nacional (C)*

Um empate classifica o Operário Pilarzinho. Em caso de derrota, terá de torcer para que o Nova Orleans não vença o Novo Mundo. Para ser primeiro lugar do grupo, precisa vencer e torcer por vitória do Nova Orleans sobre o Novo Nundo, além de tirar uma diferença de três gols de saldo.

 

3.º Nova Orleans – 6 pts – 2 vitórias – saldo -4 – 6 gols marcados

Enfrenta: Novo Mundo (C)*

O Nova Orleans chega à última rodada não dependendo apenas dele. Para se classificar, precisa vencer o Novo Mundo por qualquer placar e torcer para uma derrota simples do Operário Pilarzinho para o já eliminado Nacional.

 

4.º Nacional – 2 pts – 0 vitórias – saldo -9 – 2 gols marcados

Enfrenta: Operário Pilarzinho (F)*

Sem chances de classificação, o Nacional nada almeja em termos de classificação, mas seu desempenho pode deixar as coisas mais emocionantes na briga pela segunda vaga do grupo.

* No Grupo C, duas das equipes participantes não são as mesmas do Adulto. Nova Orleans acompanha os mandos do Iguaçu e Operário Pilarzinho os do Urano, que não classificaram seus juvenis para a 2.ª Fase.

 

Grupo D

1.º Trieste – 13 pts – 5 vitórias – saldo +10 – 13 gols marcados

Enfrenta: Vila Fanny (C)

O Trieste já está classificado e garantido como o primeiro lugar da chave.

 

2.º Vila Fanny – 7 pts – 2 vitórias – saldo 0 – 8 gols marcados

Enfrenta: Trieste (F)

O Vila Fanny precisa vencer o Trieste e manter a vantagem de dois gols de saldo ou marcar mais gols caso o saldo se iguale (perde no confronto direto) que tem sobre o Renovicente. Em caso de empate, precisa torcer por empate ou derrota do Renovicente. Em caso de derrota, precisa torcer para o Renovicente também perda e que não o supere no saldo de gols.

 

3.º Renovicente – 7 pts – 2 vitórias – saldo -1 – 10 gols marcados

Enfrenta: Santa Quitéria (C)

Para se classificar, o Renovicente precisa vencer e torcer para que o Vila Fanny não vença ou que a soma de saldos das duas vitórias seja de dois ou mais a favor do Reno. Em caso de empate, se classifica com derrota do Vila Fanny. Em caso de derrota, classifica-se caso o Vila Fanny perca e o saldo das duas derrotas seja dois gols melhor (ou menos pior) para o Renovicente.

 

4.º Santa Quitéria – 1 pt – 0 vitórias – saldo -9 – 1 gol marcado

Enfrenta: Renovicente (F)

Já eliminado, o Santa Quitéria apenas cumpre tabela, podendo apenas dar requintes de emoção à disputa entre Renovicente e Vila Fanny.

Deixe uma resposta